Ciberjornalismo e construção social do entretenimento
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9693Resumo
Este estudo pretende refletir sobre a influência que o ciberjornalismo tem na forma como o público percebe a realidade no cotidiano. Para isso, analisa-se a predominância de pautas com temáticas ou abordagens ‘divertidas’ (relativas ao entretenimento) nas páginas principais do portal pernambucano NE10 e a relação que tal fenômeno tem com a construção dialética de uma realidade associada à cultura do entretenimento. Para tanto, buscou-se desenvolver questões teóricas sobre a construção social e sua relação com o jornalismo e com a sociedade, entendendo esta como público e sujeito dos acontecimentos. Além dessa reflexão, procurou-se, por meio da análise de conteúdo das chamadas/manchetes, entender a presença significativa no portal de pautas com elementos lúdicos e o interesse do público por este tipo de material.
Downloads
Referências
AGUIAR, Leonel Azevedo de. Entretenimento: valor-notícia fundamental. Revista Estudos em Jornalismo e Mídia, ano V, nº 1, 1º semestre de 2008.
ALMEIDA, Melissa Ribeiro de. Webjornalismo e a Cultura do Entretenimento. BOCC - Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, 2009. Disponível em: < http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-almeida-webjornalismo.pdf >. Acesso em: 13 de jul. de 2011.
ALSINA, Miguel Rodrigo. La construcción de la noticia. Barcelona: Paidós, 1989.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 12.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
DEJAVITE, Fabia Angélica. A Notícia light e o jornalismo de infotenimento. Trabalho apresentado no VI Encontro de Núcleo de Pesquisa – NP – Jornalismo. XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, promovido pela Intercom: Santos/SP, 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.
______. INFOtenimento: informação + entretenimento no jornalismo. São Paulo: Paulinas/Sepac, 2006.
FALCÃO, Carlysângela Silva. Análise dos Critérios de Noticiabilidade na web. Um estudo do JC Online. Recife. 2010. Monografia (Graduação) – Curso de Comunicação Social/Jornalismo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Orientador: prof. Dr. José Afonso da Silva Júnior.
GABLER, N. Vida, o filme: como o entretenimento conquistou a realidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
McCOMBS, M. E, SHAW, D. L. The evolution of agenda-setting: twenty five years in the markeplace ideas. Journal of Communication, v. 43, n. 2, p.58-67,1993. p.58-67.
PEREIRA JÚNIOR, Alfredo V. Telejornalismo: o conhecimento do cotidiano. Disponível em: http://migre.me/7zsyP. Acesso em: 10 de jan. de 2012.
RIFKIN, J. A era do acesso: a transição de mercados convencionais para networks e o nascimento de uma nova economia. São Paulo: Makron Books, 2001.
SCHUTZ, Alfred. El problema de la realidad social. 2. ed. 1.reimp. Buenos Aires: Amorrortu, 2003. p.7-32.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo, porque as notícias são como são. Vol. 1. 2ª ed. Florianópolis: Insular, 2005.
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 6. ed. Lisboa: Editorial Presença, 2001.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).