SEGUNDA TELA: A INTERNET PERVASIVA COMO POSSIBILIDADE DE EXTENSÃO DOS CONTEÚDOS TELEVISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9697Resumo
Este artigo se alicerça, sobretudo, no conceito do fenômeno segunda tela (PROULX; SHEPATIN, 2012). Analisamos como as emissoras de TV aberta brasileiras vêm se comportando na interação com o ciberespaço. Partimos do pressuposto que, na reconfiguração dos modos de ver televisão; a internet, por ser cada vez mais um meio pervasivo, se torna uma aliada e não um perigo a hegemonia televisual. A transmidiação como apontada por Henry Jenkins (2009) está sendo colocada em prática com entusiasmo e as redes sociais, por exemplo, já se convertem em índices que mostram o reflexo do intenso diálogo entre a TV e a internet.
Downloads
Referências
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 2000.
FIDLER, Roger. Mediamorfosis. Barcelona: Granica, 1997.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Trad. Susan Alexandria. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009.
JOHNS, Mark. Two Screen Viewing and Social Relationships. Exploring the invisible backchannel of TV viewing. In: Proceedings cultural attitudes towards communication and technology 2012. Murdoch University, Murdoch, 2012. p. 333-343. Disponível em: http://sammelpunkt.philo.at:8080/2159/ Acesso em 18/09/2013 às 23h51.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. 6ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.
MURRAY, Janet H. Hamlet no holodeck – o futuro da narrativa no ciberespaço. Trad. Elissa Khoury Daher e Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.
PROULX, Mike & SHEPATIN, Stacey. Social TV: how marketers can reach and engage audiences by connecting television to the WEB, social media and mobile. Haboken, New Jesey: John Wiley& Sons, Inc, 2012.
SANTAELLA, Lucia. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paullus, 2003.
___________________. A ecologia pluralista da comunicação - conectividade, mobilidade e ubiquidade. São Paulo: Paullus, 2010.
SANTAELLA, Lucia; LEMOS, Renata. Redes sociais digitais – a cogniçcao conectiva do Twitter. São Paulo: Paullus, 2010.
YOUNGBLOOD, Gene. Expanded cinema. New York: P. Dutton & Co. Inc., 1970.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).