Metamorfoses da imprensa partidária: da conscientização política às estratégias afetivas de maximização eleitoral
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9707Resumo
A proposta do artigo é refletir sobre o processo de avivamento da imprensa partidária, nos últimos anos, decorrente da apropriação crescente de novas ferramentas de comunicação multimidiáticas pelos partidos políticos. Nesta perspectiva, apresenta-se um diálogo teórico sobre as transformações históricas deste tipo de imprensa, a crise de representação política e a porosidade comunicativa dos partidos na sociedade contemporânea.Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, A. de; DIAS, M. R. Propaganda Política e a construção da imagem partidária no Brasil. Revista Civitas, Vol.2, nº 2, pp. 309-326, 2002.
DUVERGER, Maurice. Os partidos políticos. Rio de Janeiro: Zahar/UnB, 1980, 240 p.
COURTINE, Jean-Jacques. Metamorfoses do discurso político: as derivas da fala pública. São Carlos: Claraluz, 2006, 153 p.
CHADWICK, Andrew. Internet Politics: States, Citizens and New Communication Technologies. New York: Oxford University Press, 2006, 384 p.
FERREIRA, Nazareth M. Imprensa Operária no Brasil. São Paulo: Ática, 1988, 164 p.
GOMES, Wilson. A transformação da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus: 3ª edição, 2007, 450p.
HARMEL, Robert. Party Organizational Change: Competing Explanations? In: LUTHER, Kurt Richard; ROMMEL, Ferdinand Müller (Ed.). Political Parties in the New Europe: Political and Analytical Challenges. Oxford: OUP, 2002, 391p.
LEAL, Paulo Roberto Figueira; ROSSINI, Patrícia Gonçalves da Conceição. As campanhas eleitorais no contexto da política personalizada. In: IX Congresso Brasileiro de Marketing Político (Politicom), 2010, Americana-SP. Anais do IX Politicom, 2010.
MANIN, Bernard. As metamorfoses do governo representativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Anpocs,São Paulo, ano 10, nº 29, 1995. Disponível em: <http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_29/rbcs29_01.htm> Acesso em: 10/12/2013.
MENDONÇA, Ricardo Fabrino. Representation and deliberation in civil society. Brazilian Political Science Review, nº2, p.117-137, 2008. Disponível em: <http://www.bpsr.org.br/english/arquivos/BPSR_v2_n2_dec2008_05.pdf.pdf> Acesso em: 15/12/2013.
PANEBIANCO, Angelo. Modelos de Partido: a organização e poder nos partidos políticos. São Paulo: Martins Fontes, 2005, 537 p.
HANSON, Russel (org). Political innovation and conceptual change. Cambrige, UniversIty Press, 1989, 366 p.
POPKIN, Samuel L. The reasoning voter – communication and persuasion in presidential campaigns. Chicago: The University of Chicago Press, 1994, 291 p.
SOARES, M. César. Representações, jornalismo e a esfera pública democrática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, 275 p.
SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis – afeto, mídia e política. Petropólis: Vozes, 2006 , 230 p.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo – Porque as notícias são como são. Florianópolis: Insula, 2ª ed.; 2005, 223 p.
URBINATI, Nadia. O que torna uma representação democrática. Lua Nova, São Paulo, 2006. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ln/n67/a07n67.pdf. Acesso em: 20/12/2013
YOUNG, Iris Marion. Inclusion and Democration. Oxford: Oxford University Press, 2002 , 320 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).