Mídia, cotidiano e cidade. Construções e desconstruções da observação como método
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9715Resumo
Utilizando a estética ensaística e a observação enquanto método de apropriação imediata do cotidiano, o texto pretende oferecer uma reflexão acerca das questões que envolvem o espaço, comunicação, mídia na sociedade atual. Esta é vista pela ótica da pós-modernidade na qual a relação espaço, virtual e flexibilidade a diferencia da modernidade em que o tempo, máquina e rigidez comandavam as ações e reflexões do dia a dia das pessoas. O aporte na comunicação é dado pela subárea da geografia da comunicação utilizando obras que hoje podem ser consideradas clássicas nas ciências sociais e humanas. A figura o observador dialoga com o leitor sobre as questões que surgem no caminho cotidiano.
Palavras-chave: Mídia, cotidiano, cidade, geografias da comunicação, pós-modernidade
Downloads
Referências
BERMAN, Marshal - Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Cia das letras, 1990.
CANEVACCI, Massimo - A cidade Polifônica - Ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana São Paulo:Studio Nobel , 1984.
GUATTARI, Félix - CAOSMOSE um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: 34, 1992.
HARVEY, David - A condição Pós-Moderna, São Paulo:Loyola, 1994.
LEMINSKY, Paulo - Anseios Crípticos – Curitiba:Criar ,1986.
SANTOS, Milton - A natureza do espaço - técnica e tempo razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.
SOJA, E. W. - Geografias Pós-Modernas - A reafirmação do espaço na teoria social crítica.Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).