Mídia, cotidiano e cidade. Construções e desconstruções da observação como método
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9715Résumé
Utilizando a estética ensaística e a observação enquanto método de apropriação imediata do cotidiano, o texto pretende oferecer uma reflexão acerca das questões que envolvem o espaço, comunicação, mídia na sociedade atual. Esta é vista pela ótica da pós-modernidade na qual a relação espaço, virtual e flexibilidade a diferencia da modernidade em que o tempo, máquina e rigidez comandavam as ações e reflexões do dia a dia das pessoas. O aporte na comunicação é dado pela subárea da geografia da comunicação utilizando obras que hoje podem ser consideradas clássicas nas ciências sociais e humanas. A figura o observador dialoga com o leitor sobre as questões que surgem no caminho cotidiano.
Palavras-chave: Mídia, cotidiano, cidade, geografias da comunicação, pós-modernidade
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
BERMAN, Marshal - Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Cia das letras, 1990.
CANEVACCI, Massimo - A cidade Polifônica - Ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana São Paulo:Studio Nobel , 1984.
GUATTARI, Félix - CAOSMOSE um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: 34, 1992.
HARVEY, David - A condição Pós-Moderna, São Paulo:Loyola, 1994.
LEMINSKY, Paulo - Anseios Crípticos – Curitiba:Criar ,1986.
SANTOS, Milton - A natureza do espaço - técnica e tempo razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.
SOJA, E. W. - Geografias Pós-Modernas - A reafirmação do espaço na teoria social crítica.Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).