Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares

Autores

  • Lorena Risse Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Carlise Scalamato Duarte Doutoranda, PPG Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora no curso de Dança da Universidade Federal de Santa Maria
  • Nísia Martins do Rosário Docente e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – no Programa de Pós Graduação Comunicação e Informação, bolsista PQ CNPq. Doutora em Comunicação Social pela PUC/RS. Integrante dos diretórios de pesquisa PROCESSOCOM e GPESC

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v5i5.9731

Resumo

O objetivo desse texto é abordar os jogos digitais e seus avatares a partir de um panorama oferecido pela semiótica da cultura. Buscando ampliar a compreensão sobre esses objetos por uma perspectiva da Escola de Tartu, sobretudo de Lotman, queremos desenvolver uma reflexão sobre o campo semiótico que se configura nesse âmbito. Escolhemos três eixos principais para organizar o pensamento. Primeiro nos esforçamos em constituir uma perspectiva diacrônica do jogo, visando alcançar elementos fundantes desse sistema para entender as configurações assumidas por ele contemporaneamente. Por essa via, alcançamos o segundo eixo que procurou esboçar um desenho da semiosfera que envolve o jogo digital considerando sistemas, códigos, fronteiras, tradução. Por fim, nos detivemos nos avatares, suas modelizações e as semioses culturais.

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Biografia do Autor

Lorena Risse, Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestrado em Comunicação e Informação pela UFRGS (2014) com apoio da Capes. Graduação em Jornalismo pela Unisinos (2012). Integrante do diretório de pesquisa GPESC.

Carlise Scalamato Duarte, Doutoranda, PPG Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora no curso de Dança da Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda, PPG Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora no curso de Dança da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2015-03-03

Como Citar

Risse, L., Duarte, C. S., & Rosário, N. M. do. (2015). Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares. Mídia E Cotidiano, 5(5). https://doi.org/10.22409/ppgmc.v5i5.9731