Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v5i5.9731Resumo
O objetivo desse texto é abordar os jogos digitais e seus avatares a partir de um panorama oferecido pela semiótica da cultura. Buscando ampliar a compreensão sobre esses objetos por uma perspectiva da Escola de Tartu, sobretudo de Lotman, queremos desenvolver uma reflexão sobre o campo semiótico que se configura nesse âmbito. Escolhemos três eixos principais para organizar o pensamento. Primeiro nos esforçamos em constituir uma perspectiva diacrônica do jogo, visando alcançar elementos fundantes desse sistema para entender as configurações assumidas por ele contemporaneamente. Por essa via, alcançamos o segundo eixo que procurou esboçar um desenho da semiosfera que envolve o jogo digital considerando sistemas, códigos, fronteiras, tradução. Por fim, nos detivemos nos avatares, suas modelizações e as semioses culturais.
Downloads
Referências
BABO, Maria Augusta. Do corpo protésico ao corpo híbrido. Revista de Comunicação e linguagens – Corpo, técnica, subjetividade. N.33, jan/2004. p.25-35.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens – a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.
FRAGOSO, Suely e ROSÁRIO, Nísia Martins. Just like me only better. In: Cultural attitudes towards technology and communication. Murdoch: Murdoch University, 2008, v. 1, p. 314-327.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2010.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1996.
LE BRETON, David. O corpo enquanto acessório da presença – notas sobre a obsolecência do homem. Revista de Comunicação e linguagens – Corpo, técnica, subjetividade. N.33, jan/2004. p. 67 -81.
LOTMAN, Iuri. A Estrutura do Texto Artístico. Tradução de Maria do Carmo Vieira Raposo e Alberto Raposo. Lisboa: Editorial Estampa, 1978.
_____________. Cultura y Explosion. Lo Previsible y lo Imprevisible en los Procesos de Cambio Social. Tradução de Delfina Muschietti. 1ª edição. Barcelona: Editorial Gedisa, 1996.
_____________. La Semiosfera III. Semiótica de las Artes y de la Cultura. Tradução e seleção de Desiderio Navarro. Madrid: Edicones Frónesis Cátedra Universitat de València, 2000.
MACHADO, Irene. Escola de Semiótica: A Experiência de Tártu-Moscou para o Estudo da Cultura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
_______________ (org). Semiótica da Cultura e Semiosfera. São Paulo, Annablume, 2007.
________________. O filme que Saussure não viu: o pensamento semiótico de Roman Jakobson. Vinhedo, Horizonte, 2008.
MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 1999.
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: 2ª. Edição, Sulina, 2008.
_______________. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E- Compós (Brasília), v. 9, p. 1-21, 2007.
ROSÁRIO, Nísia Martins e RAMOS, Mariana. Encarnações lúdicas no ciberespaço. Razón y Palabra, v. 52, p. 158-171, 2006.
SANTAELLA, Lucia e FEITOZA, Mirna (ORGs). Mapa do jogo. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
SATO, Adriana K. O. Design e ressignificação do imaginário no jogo. In: Anais do 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. P&D/Design/8. São Paulo: Centro Universitário Senac, 2008.
STELARC. Das estratégias psicológicas às ciberestratégias; a protética, a robótica e a existência remota. In: DOMINGUES, Diana (org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora da Unesp, 1997.
VELHO, Ana Paula Machado. A SEMIÓTICA DA CULTURA: apontamentos para uma metodologia de análise da comunicação. In.: Revista Estudos em Comunicação. Curitiba, v. 10, n. 23, p. 249-257, set/dez. 2009
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).