AS CIDADES E SUAS LINGUAGENS CONTRA O LEVIATÃ
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v6i6.9736Resumo
Este ensaio busca compreender como o jornalismo impresso enuncia as manifestações de junho de 2013 através dos discursos verbais e imagéticos; verificando se o caráter polissêmico das imagens foi respeitado pela lógica da nomeação jornalística. Durante esses protestos, observamos que as novas linguagens, objetivas ou subjetivas, foram eficazes na luta contra o poder do Leviatã. Ao mesmo tempo em que nos deparamos com a ampliação de fronteiras e a elasticidade das cidades pós-modernas. Diante disso, o que significa as imagens de pessoas pedindo a volta da Ditadura Militar pelas ruas das maiores cidades do País?
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. (2015). Meios sem fim: notas sobre a política. Tradução Davi Pessoa Carneiro. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
CAMARGO, I. A. (2000). A construção do objeto noticioso na edição da mídia impressa: fotografia, legenda e texto. Porto Alegre: PUCRS. Disponível em: <http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1385.pdf> Acesso em 03 fev 2015.
CHARAUDEAU, P. (2006). Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto.
DETINNE, Marcel E VERNANT, Jean Pierre. (2008). Métis – As astúcias da inteligência. São Paulo: Odysseus Editora.
GINZBURG, Carlo. (2008). Medo, reverência, terror - Quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: Companhia das letras.
JOLY, M. (1996). Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus.
ZYGMUNT, Bauman. (2009). Confiança e medo na cidade. Rio de Janeiro: Editora Zahar. Edição eletrônica posição 74%.
VASCONCELLOS, M. (2004). Política e mídia: as fotografias dizem tudo! Marília, SP: Universidade de Marília. Disponível em: <http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/d/d8/GT5_-_13_-_Politica_e_Midia-
_Mercia.pdf> Acesso em 24 jun de 2015
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).