AS CIDADES E SUAS LINGUAGENS CONTRA O LEVIATÃ
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v6i6.9736Resumo
Este ensaio busca compreender como o jornalismo impresso enuncia as manifestações de junho de 2013 através dos discursos verbais e imagéticos; verificando se o caráter polissêmico das imagens foi respeitado pela lógica da nomeação jornalística. Durante esses protestos, observamos que as novas linguagens, objetivas ou subjetivas, foram eficazes na luta contra o poder do Leviatã. Ao mesmo tempo em que nos deparamos com a ampliação de fronteiras e a elasticidade das cidades pós-modernas. Diante disso, o que significa as imagens de pessoas pedindo a volta da Ditadura Militar pelas ruas das maiores cidades do País?
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. (2015). Meios sem fim: notas sobre a política. Tradução Davi Pessoa Carneiro. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
CAMARGO, I. A. (2000). A construção do objeto noticioso na edição da mídia impressa: fotografia, legenda e texto. Porto Alegre: PUCRS. Disponível em: <http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1385.pdf> Acesso em 03 fev 2015.
CHARAUDEAU, P. (2006). Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto.
DETINNE, Marcel E VERNANT, Jean Pierre. (2008). Métis – As astúcias da inteligência. São Paulo: Odysseus Editora.
GINZBURG, Carlo. (2008). Medo, reverência, terror - Quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: Companhia das letras.
JOLY, M. (1996). Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus.
ZYGMUNT, Bauman. (2009). Confiança e medo na cidade. Rio de Janeiro: Editora Zahar. Edição eletrônica posição 74%.
VASCONCELLOS, M. (2004). Política e mídia: as fotografias dizem tudo! Marília, SP: Universidade de Marília. Disponível em: <http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/d/d8/GT5_-_13_-_Politica_e_Midia-
_Mercia.pdf> Acesso em 24 jun de 2015
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).