OS CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE E A FUNÇÃO SOCIAL DA IMPRENSA NOS LIVROS DE HARRY POTTER

Autores

  • Gisele Dotto REGINATO Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Gruszynski SANSEVERINO Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcia BENETTI Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v6i6.9744

Resumo

Este trabalho analisa os critérios de noticiabilidade e a função social da imprensa na série de livros de J.K Rowling, Harry Potter. Para tanto, mapeamos os critérios de noticiabilidade utilizados pelo jornalismo, identificamos personagens e instituições que exercem papéis ligados à imprensa e compreendemos o papel social exercido pela imprensa. O método utilizado foi a análise de conteúdo. Encontramos oito grupos de critérios contemplados na série: importância; emoção, suspense ou entretenimento; excepcionalidade; conflito ou controvérsia; negatividade; atualidade ou ineditismo; proximidade; interesse público. Sistematizamos três papéis sociais assumidos pela imprensa: informar o que está acontecendo no cotidiano, ditar os assuntos que as pessoas vão falar e conferir credibilidade e prestígio para pessoas, objetos e instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Dotto REGINATO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Bolsista Capes e membro do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo- UFRGS/CNPq. Jornalista e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Gabriela Gruszynski SANSEVERINO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Bolsista Capes. Formada em Comunicação Social – Jornalismo pela UFRGS.

Marcia BENETTI, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação pela PUC-SP, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Líder do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo - UFRGS/CNPq. Pesquisadora do CNPq.

Referências

Referências Bibliográficas

ALSINA, Miquel Rodrigo. A Construção da Notícia. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2006.

BENETTI, Marcia. O jornalismo como gênero discursivo. Galáxia. N. 14. São Paulo: PUC-SP, 2008.

BENETTI, Marcia. O jornalismo como acontecimento. In: BENETTI, Marcia; FONSECA, Virginia Pradelina da Silveira (Org). Jornalismo e Acontecimento – Volume 1. Florianópolis: Insular, 2010.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.

FRANCISCATO, Carlos Eduardo. A Fabricação do Presente. São Cristóvão: Ed. UFS, 2005.

GOMIS, Lorenzo. Os interessados produzem e fornecem os fatos. In: Estudos de Jornalismo e Mídia, Santa Catarina, v. I, n. 1, p. 102-117, 2004.

GOMIS, Lorenzo. Teoria del periodismo. Cómo se forma el presente. Barcelona: Paidós, 1997.

HERSCOVITZ, Heloiza Golpspan. Análise de conteúdo em jornalismo. In: LAGO, Cláudia; BENETTI, Marcia (Org). Metodologia de Pesquisa em Jornalismo. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008.

LAGO, Cláudia. De romântico e de louco... reflexões sobre o romantismo jornalístico. Anais do XII Encontro Anual da Compós. Recife: UFPE/Compós, 2003.

MIGUEL, Luis Felipe. O jornalismo como sistema perito. Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 11, n. 1, 1999.

MOREIRA, Fabiane Barbosa. Os valores-notícia no jornalismo impresso: análise das ‘características substantivas’ das notícias nos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo. Dissertação de mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

MOTTA, Luiz Gonzaga. O Trabalho Simbólico da Notícia. Anais do XI Encontro Anual da COMPÓS. Rio de Janeiro (RJ): Compós, 2002.

RODRIGUES, Adriano Duarte. O acontecimento. In: TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega, 1993.

ROWLING, J.K. Harry Potter and the Chamber of Secrets. Londres: Bloomsbury, 2004.

ROWLING, J.K. Harry Potter and the Deathly Hallows. Londres: Bloomsbury, 2005.

ROWLING, J.K. Harry Potter and the Goblet of Fire. Londres: Bloomsbury, 2001.

ROWLING, J.K. Harry Potter and the Half-Blood Prince. Nova York: Schoolastic, 2005.

ROWLING, J.K. Harry Potter and the Order of the Phoenix. Nova York: Schoolastic, 2003.

ROWLING, J.K. Harry Potter and the Prisoner of Azkaban. Londres: Bloomsbury, 2000.

ROWLING, J.K. Harry Potter and the Sorcerer’s Stone. Nova York: Schoolastic, 1998.

SMITH, Sean. J.K. Rowling. Uma biografia do gênio por trás de Harry Potter. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, 2008.

TRAVANCAS, Isabel. O jornalista e suas representações literárias. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Belo Horizonte (MG): INTERCOM, 2003.

Downloads

Publicado

2015-07-21

Como Citar

REGINATO, G. D., SANSEVERINO, G. G., & BENETTI, M. (2015). OS CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE E A FUNÇÃO SOCIAL DA IMPRENSA NOS LIVROS DE HARRY POTTER. Mídia E Cotidiano, 6(6), 169-199. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v6i6.9744

Edição

Seção

Artigos Seção Livre