OS CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE E A FUNÇÃO SOCIAL DA IMPRENSA NOS LIVROS DE HARRY POTTER
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v6i6.9744Abstract
Este trabalho analisa os critérios de noticiabilidade e a função social da imprensa na série de livros de J.K Rowling, Harry Potter. Para tanto, mapeamos os critérios de noticiabilidade utilizados pelo jornalismo, identificamos personagens e instituições que exercem papéis ligados à imprensa e compreendemos o papel social exercido pela imprensa. O método utilizado foi a análise de conteúdo. Encontramos oito grupos de critérios contemplados na série: importância; emoção, suspense ou entretenimento; excepcionalidade; conflito ou controvérsia; negatividade; atualidade ou ineditismo; proximidade; interesse público. Sistematizamos três papéis sociais assumidos pela imprensa: informar o que está acontecendo no cotidiano, ditar os assuntos que as pessoas vão falar e conferir credibilidade e prestígio para pessoas, objetos e instituições.
Downloads
References
Referências Bibliográficas
ALSINA, Miquel Rodrigo. A Construção da Notícia. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2006.
BENETTI, Marcia. O jornalismo como gênero discursivo. Galáxia. N. 14. São Paulo: PUC-SP, 2008.
BENETTI, Marcia. O jornalismo como acontecimento. In: BENETTI, Marcia; FONSECA, Virginia Pradelina da Silveira (Org). Jornalismo e Acontecimento – Volume 1. Florianópolis: Insular, 2010.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.
FRANCISCATO, Carlos Eduardo. A Fabricação do Presente. São Cristóvão: Ed. UFS, 2005.
GOMIS, Lorenzo. Os interessados produzem e fornecem os fatos. In: Estudos de Jornalismo e Mídia, Santa Catarina, v. I, n. 1, p. 102-117, 2004.
GOMIS, Lorenzo. Teoria del periodismo. Cómo se forma el presente. Barcelona: Paidós, 1997.
HERSCOVITZ, Heloiza Golpspan. Análise de conteúdo em jornalismo. In: LAGO, Cláudia; BENETTI, Marcia (Org). Metodologia de Pesquisa em Jornalismo. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008.
LAGO, Cláudia. De romântico e de louco... reflexões sobre o romantismo jornalístico. Anais do XII Encontro Anual da Compós. Recife: UFPE/Compós, 2003.
MIGUEL, Luis Felipe. O jornalismo como sistema perito. Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 11, n. 1, 1999.
MOREIRA, Fabiane Barbosa. Os valores-notícia no jornalismo impresso: análise das ‘características substantivas’ das notícias nos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo. Dissertação de mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
MOTTA, Luiz Gonzaga. O Trabalho Simbólico da Notícia. Anais do XI Encontro Anual da COMPÓS. Rio de Janeiro (RJ): Compós, 2002.
RODRIGUES, Adriano Duarte. O acontecimento. In: TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega, 1993.
ROWLING, J.K. Harry Potter and the Chamber of Secrets. Londres: Bloomsbury, 2004.
ROWLING, J.K. Harry Potter and the Deathly Hallows. Londres: Bloomsbury, 2005.
ROWLING, J.K. Harry Potter and the Goblet of Fire. Londres: Bloomsbury, 2001.
ROWLING, J.K. Harry Potter and the Half-Blood Prince. Nova York: Schoolastic, 2005.
ROWLING, J.K. Harry Potter and the Order of the Phoenix. Nova York: Schoolastic, 2003.
ROWLING, J.K. Harry Potter and the Prisoner of Azkaban. Londres: Bloomsbury, 2000.
ROWLING, J.K. Harry Potter and the Sorcerer’s Stone. Nova York: Schoolastic, 1998.
SMITH, Sean. J.K. Rowling. Uma biografia do gênio por trás de Harry Potter. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, 2008.
TRAVANCAS, Isabel. O jornalista e suas representações literárias. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Belo Horizonte (MG): INTERCOM, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).