VER-SE COMO IMAGEM. BELEZA E ESTILO NOS MEDIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v6i6.9746Resumo
A liberdade e responsabilidade contemporânea na criação e difusão, por parte dos indivíduos, do seu estilo de vida implica importar para a designação de “estilo de vida” o conceito de beleza. A avaliação do “estilo” ou beleza depende das directivas fornecidas pelos media, especialmente através da sua comparação com as “celebridades”, entidades que, ao serem reconhecidas publicamente, são adoptadas como modelos de conduta e de beleza. O mercado de massas apresenta a beleza como um conceito aparentemente democrático: qualquer indivíduo pode ser belo desde que se molde às directivas do mercado. O artigo problematiza a suposta democraticidade no acesso à beleza por parte dos indivíduos e foca a necessidade contemporânea dos indivíduos se verem, à semelhança das celebridades, como imagens.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Sobre a Indústria da Cultura. Coimbra: Angelus Novus, 2003.
AGAMBEN, G. Profanações. Lisboa: Livros Cotovia, 2006.
BARTHES, R. Roland Barthes por Roland Barthes. Lisboa: Edições 70, 1975.
BAUDRILLARD, J. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.
BAUDRILLARD, J. Para uma Crítica da Economia Política do Signo. Lisboa: Edições 70, 1982.
BAUDRILLARD, J. Symbolic Exchange and Death. London: Sage Publications, 1993.
BAUDRILLARD, J. The Ecstasy of Communication. New York: Semiotext(e), 1988.
BAUMAN, Z. Life in Fragments: Essays in Postmodern Morality. Cambridge: Blackwell, 1995.
BELL, D., HOLLOWS, J. – Towards a History of Lifestyle. In: BELL, D., HOLLOWS, J. (Ed.) Historicizing Lifestyle: Mediating Taste, Consumption and Identity from 1900s to 1970s. Hampshire: Ashgate Publishing Ltd., 2006.
BOORSTIN, D. The Image: a Guide to Pseudo-Events in America. New York: Ath-Eneum, 1962.
BOURDIEU, P. Distinction: a Social Critique of the Judgement of Taste. USA: Routledge & Kegan Paul Ltd., 1984.
CALVINO, I. A Aventura de um Fotógrafo. In: Amores Difíceis. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
DECORDOVA, R. Picture Personalities: The Emergence of the Star System in America. Urbana: University of Illinois Press, 1990.
ELLIS, J. Visible Fictions: Cinema, Television, Vídeo. London: Routledge, 1982.
FEAHERSTONE, M. The Body in Consumer Culture. In: FEATHERSTONE, M., HEPWORTH, M., TURNER, B.(Ed.) The Body: Social Process and Cultural Theory. London: Sage Publications, 1991.
FOUCAULT, M. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FRADE, P. M. Figuras do Espanto: a Fotografia antes da sua Cultura. Porto: Asa, 1992.
HINERMAN, S. Star Culture. In: LULL, J. (Ed.) Culture in the Communication Age. New York : Routledge, 2001.
KRAUSS, R. Gestalt. In: BOIS, Y-A., KRAUSS, R. Formless: a User´s Guide. New York: Zone Books, 1999.
MESSARIS, P. Visual Culture. In: LULL, J. (Ed.) Culture in the Communication Age. New York : Routledge, 2001.
MICHAELS, W. B. The Shape of the Signifier: 1967 and the End of History. Princeton & Oxford: Princeton University Press, 2004.
MICHAELS, W. B. The Trouble with Diversity: How to Learn to Love Identity and Ignore Inequality. New York: Metropolitan Books, 2006.
SONTAG, S. At the same Time: Essays and Speeches. New York: Farrar Straus Giroux, 2007.
WEBER, M. Economy and Society. California: University of California Press, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).