Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais.

Autores

  • Luciana Gomes FERREIRA Universidade da Beira Interior
  • Anabela Gradim Universidade da Beira Interior

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9751

Palavras-chave:

mídias sociais, qualidade da informação, sociabilidade na internet, capital social, semiótica.

Resumo

As organizações de comunicação online vem enfatizando a importância das narrativas das mídias sociais  para engajar suas audiências pois já é visível que as redes sociais na internet reformularam o conceito de “notícia”. O objetivo deste artigo é confrontar a ideia de credibilidade jornalística, estabelecida no contexto deontológico, com o fluxo comunicacional quase sem mediação nas redes sociais online, e se a comunicação que é produzida nessas mídias mantém a proposta de promover  engajamento cívico e capital social na Comunidade. Para fundamentar esta hipótese é usado referencial teórico da Ciência da Informação que utiliza a Semiótica para estudar este fenômeno, pois desenvolve a ideia de que a comunicação, e a percepção de qualidade do que se comunica, é resultado da produção de significados e não simples exposição dos fatos.

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Biografia do Autor

Luciana Gomes FERREIRA, Universidade da Beira Interior

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior.

Anabela Gradim, Universidade da Beira Interior

Professora Auxiliar / Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior.

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Publicado

2015-11-30

Como Citar

FERREIRA, L. G., & Gradim, A. (2015). Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais. Mídia E Cotidiano, 7(7), 34-49. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9751

Edição

Seção

Artigos Seção Livre