Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais.

Auteurs

  • Luciana Gomes FERREIRA Universidade da Beira Interior
  • Anabela Gradim Universidade da Beira Interior

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9751

Mots-clés:

mídias sociais, qualidade da informação, sociabilidade na internet, capital social, semiótica.

Résumé

As organizações de comunicação online vem enfatizando a importância das narrativas das mídias sociais  para engajar suas audiências pois já é visível que as redes sociais na internet reformularam o conceito de “notícia”. O objetivo deste artigo é confrontar a ideia de credibilidade jornalística, estabelecida no contexto deontológico, com o fluxo comunicacional quase sem mediação nas redes sociais online, e se a comunicação que é produzida nessas mídias mantém a proposta de promover  engajamento cívico e capital social na Comunidade. Para fundamentar esta hipótese é usado referencial teórico da Ciência da Informação que utiliza a Semiótica para estudar este fenômeno, pois desenvolve a ideia de que a comunicação, e a percepção de qualidade do que se comunica, é resultado da produção de significados e não simples exposição dos fatos.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Luciana Gomes FERREIRA, Universidade da Beira Interior

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior.

Anabela Gradim, Universidade da Beira Interior

Professora Auxiliar / Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior.

Références

BARON, S.; FIELD, J.; SCHULLER, T. Social Capital: Critical Perspectives. ed. /. Oxford : Oxford University Press, 2000. p. 111-123. In

Maskell, P. Social Capital, Innovation, and Competitiveness, 2000.

CORREIA, S. Capital Social e Comunidade Cívica, o circulo virtuoso da cidadania. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas: Lisboa, 2007.

GRADIM, A. My language is the sum total of myself: universos dialógicos de Peirce. In Filosofia da Comunicação. Livros LabCom. UBI, Covilhã, Portugal, 2011 Disponível em: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20111220-santos_filosofias_da_comunicacao.pdf

FINQUELIEVICH, S. Comunidades electrónicas: nuevos actores en el escenário político local. Comunicação & Política. São Paulo, Cebela, Vol. IV, nº 2, p. 193-206, 1997.

HOVLAND, C. I.; Janis I. L. ; KELLEY. H. Communication and persuasion : psychological studies of opinion change / - Westport : Greenwood, 1953.

LENHART, A., MADDEN, M., & HITLIN, P. Teens and technology: Youth are leading the transition to a fully wired and mobile nation. Pew Internet & American Life Project, 2005. http://www.pewinternet.org/Reports/2005/Teens-and-Technology.aspx

MARCHAND, D. Managing information quality. In: Wormell, I. (Ed.). Information quality: definitions and dimensions. London: Taylor Graham. P.7-17, 1990.

METZGER, M. J.; FLANAGIN, A. J. “The role of site features, user attributes, and information verification behaviors on the perceived credibility of web-based information”. New Media & Society. Vol. 9, n.º 2, p. 319–342, 2007.

GASSER, U., CORTESI, S., MALIK, M., & LEE, A. Youth and digital media: From credibility to information quality. Berkman Center for Internet & Society, 2012. Recuperado em 09 de junho de 2013 < http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2005272>

HARGITTAI, E. The role of expertise in navigating links of influence. In J. Turow & L, 2008.

NEHMY, Rosa M. Q.; PAIM, Isis. A desconstrução do conceito de “qualidade da informação”. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 1, p. 36-45, jan./abr, 1998. Disponível em: <http://dici.ibict.br/archive/00000636/01/desconstru%C3%A7%C3%A3o_do_conceito.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2009.

NEVEU, E. Sociologia do Jornalismo, Porto Editora, 2005.

OLETO, R R. A qualidade da informação na percepção do usuário em diferentes contextos informacionais. Tese (Doutorado)- Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, 2003.

PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1977.

PUTNAM, R. Making Democracy Work: civic traditions in modern Italy. Princeton: puf. baron,stephen (2000) social capital:critical perspectives/,ed. - Oxford: Oxford University, 1993.

ROGERS, E. M. Diffusion of Inovattions. Rev. ed. of: Communication of Innovations, 1971.

SCHUDSON, M. The objectivity norm in American journalism. Journalism, v. 2, n. 2, p. 149-170, 2001.

SKOCPOL T, FIORINA MP. “Advocates without Members: The Recent Transformation of American Civic Life”. In Civic Engagement in American Democracy Brookings Institution Press; pp. 461-509, 1999.

ROSZAC, 1. The cult of information: the folklore of computers and the true art of thinking. London: Paladin, 1988.

ROTHBERG, D. Jornalistas e suas visões sobre qualidade: teoria e pesquisa no context dos “indicadores de desenvolvimento da mídia”. Debaste CI n. 4 – Novembro de 2010. 2010. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001899/189916por.pdf

WAGNER, G. The value and the quality of information: the need for a theoretical syntesis. In: Wormell, I. (Ed.). Information quality: definitions and dimentions, London: Taylor Graham. P. 69-72, 1990.

KAPLAN, R. The news about New Institutionalism: journalism’s ethic of objectivity and its political origins. Political Communication, n. 23, n. 2, p. 173-185, 2006.

##submission.downloads##

Publiée

2015-11-30

Numéro

Rubrique

Artigos Seção Livre