A EDUCOMUNICAÇÃO E AS NOVAS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS: UM CAMPO DE INTERSEÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9756Palavras-chave:
Educomunicação, Jornalismo, Novas práticas jornalísticasResumo
Este artigo propõe reflexões acerca dos desdobramentos de uma pesquisa que visa compreender a atuação do jornalista em um projeto de comunicação e educação. Parte-se do entendimento que a educomunicação é um campo do conhecimento que estabelece uma interseção com o mundo de trabalho do jornalista, tendo em vista que são crescentes os projetos educomunicativos, de responsabilidade social, que emergem dentro das corporações de comunicação. O referencial teórico baliza-se na área de produção midiática, conceito proposto por Soares (2014), que abarca ações e programas produzidos pelas mídias a partir do parâmetro educomunicativo. Discute-se o paralelo que se estabelece entre ações educomunicativas e as novas práticas jornalísticas, sem perder de vista que o jornalista tem imbuído no seu exercício profissional o compromisso com a educação.Downloads
Referências
BACCEGA, M. A. Comunicação/educação e a construção de uma nova variável histórica. In. Comunicação & Educação. São Paulo: CCA/ECA/USP/Paulinas, ano 14, n.3, set/dez 2009, p. 19-28
BACCEGA, M.A. Televisão e Escola, uma medição possível? São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003
CARVALHO, P. M. Educomunicação e a Reinvenção da empresa do século XXI. Disponível em:<http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Artigo/4002/educomunicacao-e-a-reinvencaoda-empresa-do-seculo-xxi.html>. Acesso em: 01 set. 2015
CITELLI, A. Comunicação e Educação: Aproximações. In: BACCEGA, M. A. (org). Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo: Atlas, 2002, p.101-111
DALLA COSTA, R. M. C. Estudos de Recepção: uma metodologia de análise dos meios de comunicação e a cultura escolar. In: SCHMIDT, M. A.; GARCIA, T. M. B.; HORN, G. B. Diálogos e Perspectivas de Investigação. Ijuí: Unijuí, 2008, p. 95 -119.
FIGARO, R.; GROHMAN, R.; NONATO, C. As mudanças no mundo do trabalho do jornalista. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2013
HAROCHE, C. A condição sensível: formas e maneiras de sentir no ocidente. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2008, p. 123-226
MARCONDES FILHO, C. M. A Saga dos cães perdidos. 2.ed. São Paulo: Hacker Editores, 2002
MARTÍN-BARBERO, J. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014
Meta Pesquisas de Opinião Brasileira. Disponível em: <http://www.metapesquisa.com.br>. Acesso em: 7 jun. 2015
OROZCO GÓMES, G. Comunicação & Educação: história e imagem no tempo da TV artesanal. São Paulo: Editora Moderna, 1997, p. 57-68
SOARES, I. O. Educomunicação- conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011
SOARES, I. O. Construção de roteiro de pesquisa a partir dos livros da Educomunicação (Editora Paulinas). In. Comunicação & Educação. São Paulo, ano 19, n. 2, jul/dez 2014, p. 135-142
VERONEZE, A. Ismar Soares e a Educomunicação nas corporações: entrevista do prof. Ismar. Disponível em: <http://educomambiental.blogspot.com.br/2008/11/ismar-soares-e-educomunicao-nas.html>. Acesso em: 02 set. 2015
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).