Relações de Ação e Agência em World of Warcraft
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9793Palavras-chave:
Agência, Jogos Eletrônicos, World of Warcraft, Teoria do Ator-RedeResumo
A ação é o mais crucial elemento da experiência para com jogos eletrônicos. Não apenas a ação humana, mas mesmo o modo como partes do sistema interagem consigo. Considerando para além da fruição do indivíduo este aspecto material do meio, este artigo reflete a respeito da organização do tecido social em um Massive Multiplayer Online Role-playing Game (MMORPG). Observando, em especial, grupos voltados para a prática do raiding em World of Warcraft, questionamos que modo de existência pode ser encontrado neste contexto e, principalmente, de que forma este fornece uma chave de interpretação para as agências desta rede, ampliando, afinal, a teoria que discursa sobre este problema.Downloads
Referências
JØRGENSEN, Kristine. GWI: The Gameworld Interface. In: Proceedings of The Philosophy of Computer Games. Bergen: University of Bergen, 2013.
LATOUR, Bruno. The Enlightenment Without the Critique: A Word on Michel Serres' Philosophy. In: A. Phillips Griffiths (Ed.). Contemporary French Philosophy. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.
______. Where are the Missing Masses? The Sociology of a Few Mundane Artifacts. In: Wiebe E. Bijker, John Law (Eds.). Shaping Technology / Building Society. Studies in Sociotechnical Change. Cambridge: The MIT Press, 1992.
______. Reassembling the Social. An Introduction to Actor-Network Theory. Oxford: Oxford University Press, 2005.
______. “What’s the Story?”. Organizing as a Mode of Existence. In: Jan-Hendrik Passoth, Birgit Peuker, Michael Schillmeier (Eds.). Agency without Actors? New Approaches to Collective Action. London: Routledge, 2011.
SAYES, Edwin Michael. Actor-Network Theory and Methodology: Just What Does it Mean to Say That Nonhumans Have Agency? In: Social Studies of Science. Vol. 44, No. 1. 2014.
STALDER, Felix. Actor-Network-Theory and Communication Networks: Toward Convergence. University of Toronto, 1997. Disponível em http://bit.ly/1jseEd0. Acesso em 03/12/2013.
TAYLOR, T. L. Raising the Stakes. E-Sports and the Profissionalization of Computer Gaming. Cambridge: The MIT Press, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).