Advergame e gamificação na ação promocional Game Conecta

Autores

  • Joseane Janner Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Tiago Ricciardi Correa Lopes Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Gustavo Daudt Fischer Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9796

Palavras-chave:

advergame, gamificação, marketing

Resumo

O presente artigo aborda o uso aplicado dos conceitos de advergame e gamificação em estratégias de marketing. Para tanto, além da revisão teórica sobre os referidos conceitos, é proposto um estudo de caso do Game Conecta, ação promocional desenvolvida pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos para divulgação do vestibular  (ocorrido em novembro de 2012). A partir deste caso, são descritos e analisados os elementos de advergame e gamificação utilizados. Como resultados alcançados, observou-se que os conceitos teóricos referenciados ao longo do texto estão presentes em várias etapas da  ação Game Conecta; ainda, a partir deste estudo, foi realizada uma avaliação de resultados e proposição de melhorias para as próximas ações de comunicação voltadas ao engajamento de públicos do vestibular.

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Biografia do Autor

Joseane Janner, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Coordenadora de Marketing Digital da Unisinos.

Tiago Ricciardi Correa Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutor em Comunicação, professor Escola da Indústria Criativa da Unisinos.

Gustavo Daudt Fischer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.

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Publicado

2016-12-23

Como Citar

Janner, J., Lopes, T. R. C., & Fischer, G. D. (2016). Advergame e gamificação na ação promocional Game Conecta. Mídia E Cotidiano, 10(10), 83-97. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9796

Edição

Seção

Artigos Seção Temática