A poética dos tempos mortos: diálogos entre o cinema e o videogame
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9797Palavras-chave:
cinema, narrativa, videogames, temporalidadeResumo
O artigo trata das relações de infliência mútua entre cinema e videogames narrativos. Defende que os videogames narrativos, especialmente os "jogos de personagem", são herdeiros diretos da narrativa e linguagem cinematográficas e tentam promover um gesto de "entrar no filme" por parte do jogador, que agora se torna um personagem inserido dramática e "fisicamente" no espaço-tempo do jogo. Para além desse movimento, contudo, os videogames também influenciam o cinema, criando uma dramaturgia de "tempos mortos" que contamina a narrativa cinematográfica, modificando sua temporalidade otimizada em prol do enredo e a deslocando rumo a uma narrativa dos pequenos acontecimentos e tempos esgarçados. Esse diálogo mantém a forma narrativa viva e pulsante no mundo contemporâneo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-23
Como Citar
Correia Lima Ferreira Gomes, R. (2016). A poética dos tempos mortos: diálogos entre o cinema e o videogame. Mídia E Cotidiano, 10(10), 98-118. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9797
Edição
Seção
Artigos Seção Temática
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).