PRÁTICAS SITUACIONISTAS EM PROJETOS ARTÍSTICOS DE MÍDIAS LOCATIVAS

Autores

  • Tiago Ricciardi Correa Lopes Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i1.9816

Palavras-chave:

mídias locativas, situacionismo, deriva, détournement

Resumo

Apesar de despontarem envolvidos por uma aura de ineditismo, frequentemente projetos artísticos contemporâneos chamam a atenção não pelo nível de inovação que se pode atribuir às suas qualidades expressivas e performativas, mas, por outro lado, por recuperarem e darem nova roupagem a propostas estéticas amplamente exploradas por movimentos de vanguarda do passado. Com base nesta premissa e tendo como ponto de partida a observação de projetos de arte e tecnologia que empregam em seu processo produtivo o uso de meios locativos digitais, propomos neste texto debater a atualidade das técnicas de détournement e deriva desenvolvidas e praticadas pelos integrantes do movimento de vanguarda Internacional Situacionista, que atuou principalmente na Europa entre as décadas de 50 e 60.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Ricciardi Correa Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutor em Comunicação, professor da Escola da Indústria Criativa da Unisinos.

Referências

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: __________________. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e a história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

DEBORD, Guy. Introdução a uma crítica da geografia urbana. In: JACQUES, Paola (org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade / Internacional Situacionista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003a.

_____________. Relatório sobre a construção de situações e sobre as condições de organização e de ação da tendência situacionista internacional. In: JACQUES, Paola (org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade / Internacional Situacionista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003b.

_____________. Teoria da deriva. In: JACQUES, Paola (org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade / Internacional Situacionista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003c.

DEBORD, Guy; WOLMAN, Gil. Um guia para usuários do deturnamento. In: ROSAS, Ricardo; SALGADO, Marcus. Recombinação. Rizoma.net, 2002.

INTERNACIONAL SITUACIONISTA. Definições. In: JACQUES, Paola (org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade / Internacional Situacionista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

JACQUES, Paola (org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade / Internacional Situacionista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

MANOVICH, Lev. Avant-garde as software. Art Nodes. Los Angeles: University of California, 1999.

PARASKEVOPOULOU, Olga.; CHARITOS, Dimitris; RIZOPOULOS, Charalampos. Práticas artisticas basadas en la localización que desafían la noción tradicional de cartografia. Artnoes, nº 8, dezembro de 2008. Disponível em: . Acesso em 4 de julho de 2013.

SHEPARD, Mark. Serendipitor. 2013. Disponível em: <http://serendipitor.net/site/> Acesso em: 05 de julho de 2013.

TUTERS, Mark; VARNELIS, Kazys. Beyond Locative Media: Giving Shape to the Internet of Things. Leonardo. vol. 39, n.º 4, 2006, p. 357-326.

Downloads

Publicado

2017-05-17

Como Citar

Lopes, T. R. C. (2017). PRÁTICAS SITUACIONISTAS EM PROJETOS ARTÍSTICOS DE MÍDIAS LOCATIVAS. Mídia E Cotidiano, 11(1), 141-155. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i1.9816