PRÁTICAS SITUACIONISTAS EM PROJETOS ARTÍSTICOS DE MÍDIAS LOCATIVAS
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i1.9816Mots-clés:
mídias locativas, situacionismo, deriva, détournementRésumé
Apesar de despontarem envolvidos por uma aura de ineditismo, frequentemente projetos artísticos contemporâneos chamam a atenção não pelo nível de inovação que se pode atribuir às suas qualidades expressivas e performativas, mas, por outro lado, por recuperarem e darem nova roupagem a propostas estéticas amplamente exploradas por movimentos de vanguarda do passado. Com base nesta premissa e tendo como ponto de partida a observação de projetos de arte e tecnologia que empregam em seu processo produtivo o uso de meios locativos digitais, propomos neste texto debater a atualidade das técnicas de détournement e deriva desenvolvidas e praticadas pelos integrantes do movimento de vanguarda Internacional Situacionista, que atuou principalmente na Europa entre as décadas de 50 e 60.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: __________________. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e a história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DEBORD, Guy. Introdução a uma crítica da geografia urbana. In: JACQUES, Paola (org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade / Internacional Situacionista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003a.
_____________. Relatório sobre a construção de situações e sobre as condições de organização e de ação da tendência situacionista internacional. In: JACQUES, Paola (org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade / Internacional Situacionista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003b.
_____________. Teoria da deriva. In: JACQUES, Paola (org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade / Internacional Situacionista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003c.
DEBORD, Guy; WOLMAN, Gil. Um guia para usuários do deturnamento. In: ROSAS, Ricardo; SALGADO, Marcus. Recombinação. Rizoma.net, 2002.
INTERNACIONAL SITUACIONISTA. Definições. In: JACQUES, Paola (org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade / Internacional Situacionista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
JACQUES, Paola (org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade / Internacional Situacionista. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
MANOVICH, Lev. Avant-garde as software. Art Nodes. Los Angeles: University of California, 1999.
PARASKEVOPOULOU, Olga.; CHARITOS, Dimitris; RIZOPOULOS, Charalampos. Práticas artisticas basadas en la localización que desafían la noción tradicional de cartografia. Artnoes, nº 8, dezembro de 2008. Disponível em: . Acesso em 4 de julho de 2013.
SHEPARD, Mark. Serendipitor. 2013. Disponível em: <http://serendipitor.net/site/> Acesso em: 05 de julho de 2013.
TUTERS, Mark; VARNELIS, Kazys. Beyond Locative Media: Giving Shape to the Internet of Things. Leonardo. vol. 39, n.º 4, 2006, p. 357-326.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).