UM DIA COMPRO APARTAMENTO E VIRO SOCIALITE: tipificação e estereótipo na telenovela Cheias de Charme

Autores

  • Licia Marta da Silva Pinto UFF
  • Tatiana Oliveira Siciliano Puc Rio

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i3.9848

Palavras-chave:

telenovela, estereótipo, tipificação, empregadas domésticas, patroas.

Resumo

O artigo analisa a construção da personagem empregada doméstica e, por conseguinte, outros personagens (patroas e familiares) com que esta se relaciona, em representações ficcionais televisivas, dentro de um contexto de reconfigurações trabalhistas. Desse modo, observamos a utilização de recursos como estereótipos e tipificações que refletem algumas problemáticas da sociedade. Para tal, selecionamos a telenovela Cheias de Charme (2012) por seu caráter emblemático para o tema escolhido.

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Biografia do Autor

Licia Marta da Silva Pinto, UFF

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Grupo de Pesquisa em Narrativas da vida moderna na cultura midiática - dos folhetins às séries audiovisuais.

Tatiana Oliveira Siciliano, Puc Rio

Professora do PPGCOM e do Departamento em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Doutora em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ).  Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Narrativas da vida moderna na cultura midiática - dos folhetins às séries audiovisuais.

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Publicado

2017-12-20

Como Citar

da Silva Pinto, L. M., & Siciliano, T. O. (2017). UM DIA COMPRO APARTAMENTO E VIRO SOCIALITE: tipificação e estereótipo na telenovela Cheias de Charme. Mídia E Cotidiano, 11(3), 105-129. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i3.9848