UM DIA COMPRO APARTAMENTO E VIRO SOCIALITE: tipificação e estereótipo na telenovela Cheias de Charme

Auteurs

  • Licia Marta da Silva Pinto UFF
  • Tatiana Oliveira Siciliano Puc Rio

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i3.9848

Mots-clés:

telenovela, estereótipo, tipificação, empregadas domésticas, patroas.

Résumé

O artigo analisa a construção da personagem empregada doméstica e, por conseguinte, outros personagens (patroas e familiares) com que esta se relaciona, em representações ficcionais televisivas, dentro de um contexto de reconfigurações trabalhistas. Desse modo, observamos a utilização de recursos como estereótipos e tipificações que refletem algumas problemáticas da sociedade. Para tal, selecionamos a telenovela Cheias de Charme (2012) por seu caráter emblemático para o tema escolhido.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Licia Marta da Silva Pinto, UFF

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Grupo de Pesquisa em Narrativas da vida moderna na cultura midiática - dos folhetins às séries audiovisuais.

Tatiana Oliveira Siciliano, Puc Rio

Professora do PPGCOM e do Departamento em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Doutora em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ).  Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Narrativas da vida moderna na cultura midiática - dos folhetins às séries audiovisuais.

##submission.downloads##

Publiée

2017-12-20