A postagem de nudes na plataforma Facebook sob a ótica do neotribalismo
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i2.29093Palavras-chave:
Cultura digital, Nudes, Facebook, Visibilidade, Neotribalismo.Resumo
A interação no ciberespaço remete à ideia de hedonismo e presenteísmo em que a efemeridade é recorrente, quando novos comportamentos são fomentados, como o fenômeno da postagem de nudesque passou a ganhar destaque. Diante da crescente necessidade de visibilidade por parte do sujeito pós-moderno, que coloca em xeque as noções de público e privado, este artigo tem como objetivo compreender o fenômeno da prática de nudes, a partir de um estudo de caso da comunidade Ousadia permitida via plataforma Facebook. A pesquisa foi realizada com base em revisão teórica, na técnica da etnografia virtual, na aplicação de enquete e condução de entrevistas. Entre os resultados, observa-se que a busca de visibilidade é alcançada na comunidade. Além disso, o grupo elabora estratégias para driblar os mecanismos do Facebook que coíbem a exposição de nudez, vigorando o sentimento de pertença que mantém os integrantes unidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).