A postagem de nudes na plataforma Facebook sob a ótica do neotribalismo
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i2.29093Mots-clés:
Cultura digital, Nudes, Facebook, Visibilidade, Neotribalismo.Résumé
A interação no ciberespaço remete à ideia de hedonismo e presenteísmo em que a efemeridade é recorrente, quando novos comportamentos são fomentados, como o fenômeno da postagem de nudesque passou a ganhar destaque. Diante da crescente necessidade de visibilidade por parte do sujeito pós-moderno, que coloca em xeque as noções de público e privado, este artigo tem como objetivo compreender o fenômeno da prática de nudes, a partir de um estudo de caso da comunidade Ousadia permitida via plataforma Facebook. A pesquisa foi realizada com base em revisão teórica, na técnica da etnografia virtual, na aplicação de enquete e condução de entrevistas. Entre os resultados, observa-se que a busca de visibilidade é alcançada na comunidade. Além disso, o grupo elabora estratégias para driblar os mecanismos do Facebook que coíbem a exposição de nudez, vigorando o sentimento de pertença que mantém os integrantes unidos.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).