Journalism of assertion and typology of statements: evaluative, descriptive and prescriptive assertions
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66473Keywords:
journalism of assertion, assertion, discourse, journalistic headlines, detachmentAbstract
This article discusses journalism of assertion and proposes a typology of statements. To understand the functioning of this journalism, we took as an empirical object 258 titles based on statements published by Folha de S. Paulo throughout October 2022. Through discourse analysis and the concept of detachment, we problematize the responsibility of media outlets in the dissemination of incomplete, ambiguous or false information and in the public validation of allegations that are of particular interest to declarants. We also demonstrate the characteristics and functioning of three types of statements highlighted in journalistic titles: evaluative, descriptive and prescriptive assertions.
Downloads
References
ARAÚJO, Arthur. Elementos para uma reflexão sobre o jornalismo declaratório. Contracampo, Niterói, v. 42, n. 3, 2023. DOI: https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i3.57180
ARAÚJO, Arthur; TEIXEIRA, Ailma. Jornalismo declaratório no Twitter: como os usuários reagem à reprodução de declarações de Bolsonaro com desinformação? Galáxia, São Paulo, v. 48, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-2553202358621
BAHIA, Juarez. Dicionário de jornalismo Juarez Bahia: século XX. Rio de Janeiro: Mauad X, 2010.
BARSOTTI, Adriana. As mentiras de Bolsonaro e o jornalismo declaratório: como a imprensa ampliou a desinformação sobre o meio ambiente. Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, 2023. DOI: https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.28026
BUENO, Thaísa; REINO, Lucas Santiago Arraes. Títulos jornalísticos. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2022.
CHAGAS, Luãn. Jornalismo declaratório e a naturalização dos fatos na seleção das fontes. Contemporânea, Salvador, v. 20, n. 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.9771/contemporanea.v20i2.48436
CHAGAS, Luãn; CRUZ, Marcio Camilo da. Jornalismo declaratório na cobertura eleitoral e a dependência das fontes oficiais. Sur le Journalisme, About Journalism, Sobre jornalismo, v. 11, n. 2, 2022a.
CHAGAS, Luãn; CRUZ, Marcio Camilo da. Rádio que virou partido: jornalismo declaratório e passividade na cobertura eleitoral do Jornal da Manhã da Jovem Pan. Radiofonias, Mariana, v. 13, n. 2, 2022b.
COMASSETTO, Leandro. As razões do título e do lead: uma abordagem cognitiva da estrutura da notícia. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
CORACINI, Maria José. O título: uma unidade subjetiva (caracterização e aprendizagem). Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 13, n. 1, 1989.
CRUZ, Elisama Reis; KARKHAWI, Issaaf. Pandemia no Planalto: Jair Bolsonaro e a pós-verdade. Animus, Santa Maria, v. 22, n. 48, 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/2175497765627
CRUZ, Marcio Camilo da. Características do jornalismo declaratório em Cuiabá
durante o período eleitoral: uma análise do site Midianews. Dissertação (Mestrado em Comunicação), Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2022.
DOUGLAS, Joaquim. Jornalismo: a técnica do título. Belo Horizonte: Agir, 1966.
GEHRKE, Marília et al. All the president’s lies: how Brazilian news media addressed
false and inaccurate claims in their titles. Journalism Practice, 2023. DOI: 10.1080/17512786.2023.2174579
GOMIS, Lorenzo. Os interessados produzem e fornecem os fatos. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 1, n. 1, 2004.
HALL, Stuart et al. A produção social das notícias: o mugging nos media. In: TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega, 1993.
HENRIQUES, Rafael Paes. O jornalismo declaratório e a objetividade jornalística. In: 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Anais eletrônicos. SBPJOR, 2020a.
HENRIQUES, Rafael Paes. Entendimento sobre objetividade prejudica a investigação jornalística. A Gazeta, Espírito Santo, 25 nov. 2020b. Disponível em: <https://www.agazeta.com.br/artigos/entendimento-sobre-objetividade-prejudica-a-investigacao-jornalistica-1120>. Acesso em: 20 nov 2024.
HENRIQUES, Rafael Paes. Entendimentos de objetividade entre os jornalistas brasileiros: o que se pretende ser, quando se quer ser objetivo. Brazilian Journalism Research, Brasília, v. 17, n. 3, 2021.
KALSING, Janaína. Jornalistas metrificados e a plataformização do jornalismo. Tese (Doutorado em Comunicação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
LÜCKMAN, Ana Paula. Jornalismo, conhecimento e contexto: pensamento complexo para uma atividade em transformação. Florianópolis: Insular, 2020.
MAINGUENEAU, Dominique. Aforizações políticas, mídias e circulação de enunciados. Linguasagem, São Carlos, ed. 20, 2013.
MAINGUENEAU, Dominique. Frases sem texto. São Paulo: Parábola, 2014.
MANUAL da Redação: as normas de escrita e conduta do principal jornal do país. São Paulo: Publifolha, 2021.
MARRIOTT, Stephanie. American election night and the journalism of assertion. Journalism, v. 8, n. 6, 2007.
MORETZSOHN, Sylvia. Pensando contra os fatos. Jornalismo e cotidiano: do senso comum ao senso crítico. Rio de Janeiro: Revan, 2007.
NASCIMENTO, Leandro et al. “Não falo o que o povo quer, sou o que o povo quer”: 30 anos (1987-2017) de pautas políticas de Jair Bolsonaro nos jornais brasileiros. Plural, São Paulo, v. 25, n. 1, 2018.
OLIVEIRA, Israel Dias de. Jornalismo declaratório. São Paulo: Casa Flutuante, 2018.
PITHAN, Liana Haygert; KALSING, Janaína; EICHLER, Vivian Augustin. A popularização das métricas de audiência nas redações e o jornalismo na condição pós-moderna. In: 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Anais eletrônicos. São Paulo: SBPJOR, 2018.
POELL, Thomas et al. Plataformização. Fronteiras, São Leopoldo, v. 22, n. 1, 2020. DOI: 10.4013/fem.2020.221.01
RECUERO, Raquel et al. Desinformação, mídia social e Covid-19 no Brasil: relatório, resultados e estratégias de combate. Pelotas: MIDIARS, 2021.
REGINATO, Gisele. As finalidades do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2019.
SANTOS, Yuri Tomaz et al. O imaginário social sobre as mídias noticiosas: impactos do negacionismo de Jair Bolsonaro e do jornalismo declaratório na opinião pública. Anagrama, São Paulo, v. 15, n. 2, 2021.
SARAIVA, Karla; ZAGO, Luiz Felipe. Economia, saúde e políticas do verdadeiro nas declarações de Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. Ámbitos, n. 52, 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.12795/Ambitos.2021.i52.08
SARTOR, Basilio. A noção de interesse público no jornalismo: dimensões conceituais. In: 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Anais eletrônicos. São Paulo: SBPJor, 2018.
SILVA, Gabriel Rodrigues da. Jornalismo e desinformação: a cobertura das declarações falsas ou distorcidas do presidente Bolsonaro na Folha de S. Paulo (2019-2021). Miguel, Rio de Janeiro, n. 7, 2022. DOI: 10.17771/PUCRio.MIGUEL.61277
SPONHOLZ, Liriam. Objetividade em jornalismo: uma perspectiva da teoria do conhecimento. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 21, 2003.
SPONHOLZ, Liriam. Jornalismo, conhecimento e objetividade: além do espelho e das construções. Florianópolis: Insular, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).