Terra Dois e a antecipação da experiência com viés lacaniano
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i2.10050Keywords:
Mídia e identidade, Terra Dois, Televisão, comunicação científicaAbstract
Considerado o melhor programa de televisão no ano de 2017 pelos críticos de arte do Estado de São Paulo, o seriado Terra Dois, da TV Cultura, se propõe a debater experiências de vida sob o paradigma da chamada pós-modernidade. Para tanto, aproxima teledramaturgia e comunicação científica, fazendo com que cada episódio enseje um estudo de caso sob o viés da psicanálise lacaniana. Este artigo se propõe a debater a experiência comandada pelo psicanalista Jorge Forbes, observando as funções inerentes aos sistemas sociais mobilizados na produção televisiva. Para tanto, o método aqui adotado inclui pesquisa bibliográfica, entrevista e análise textual discursiva de um de seus episódios. O resultado indica que o seriado conclama seu público a aderir resignadamente a um conjunto de valores, mitigando a crítica às relações de poder que permeiam as experiências de vida.
Downloads
References
ARONCHI, José Carlos. Debate: Televisão, Gêneros e Linguagens. Rio de Janeiro: Salto para o Futuro, 2006
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
_____. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
_____. Medo líquido. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
_____. Confiança e medo nas cidades. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. Tradução de: Maria Lúcia Machado.
CASETTI, Francesco; ODIN, Roger. Da Paleo à Neotelevisão: abordagem semiopragmática. Ciberlegenda, [S.l.], n. 27, dec. 2012, 8-22. ISSN 1519-0617. Disponível em:<http://www.ciberlegenda.uff.br/index.php/revista/article/view/596/339>. Acesso em: 24 jan. 2017.
CASETTI, Francesco; CHIO, Federico di. Análisis de la televisión: instrumentos, métodos y prácticas de investigación. 2ª impressão. Barcelona: Paidós, 2013.
CÉSAR, Neura. Famecos (Online). Porto Alegre, v. 24, n. 2, maio, junho, julho e agosto de 2017.
FELTRIN, Ricardo. Na Grande São Paulo, TV cultura cresce em audiência e abre distância da Rede TV!. Uol. Postado em: 20 Set. 2017. Disponível em: <https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/ooops/2017/08/20/na-grande-sp-tv-cultura-cresce-em-audiencia-e-abre-distancia-da-redetv.htm>. Acesso em: 15 Mar. 2018.
FORBES, Jorge. Sobre o programa Terra Dois: entrevista [22 Dez. 2017]. Entrevistadora: Hebe Rios do Carmo. São Paulo, 2017.
KELLNER, Douglas. Media Spectacle. Califórnia: Routledge, 2003.
_____. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Trad. Ivone Castilho Benedetti. Bauru (SP): Edusc, 2001
LUHMANN, Niklás. A realidade dos meios de comunicação. São Paulo: Paulus, 2005. (Comunicação). Tradução de: Ciro Marcondes Filho.
MARCONDES FILHO, Ciro. Prefácio à edição brasileira: Niklás Luhmann, a comunicação vista por um novo olhar. In: LUHMANN, Niklás. A realidade dos meios de comunicação. Trad. Ciro Marcondes Filho. São Paulo: Paulus, 2005.
TERRA DOIS. Você tem medo de que? TV Cultura São Paulo. Youtube. Postado em: 5 Jun. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3ZRIXszs_7k>. Acesso em: 12 Jan. 2018
THOMPSON, John B.. A mídia e a modernidade: uma teoria da comunicação linear e em rede. 5. ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 1998.
WOLTON, Dominique. Elogio do grande público: Uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).