Breaking Bad e a Análise Estrutural da Narrativa de Roland Barthes
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.13298Keywords:
Série de televisão, Estrutura narrativa, Breaking Bad.Abstract
Este trabalho se propõe a identificar qual é a estrutura narrativa adotada no piloto da série de televisão Breaking Bad. Buscou-se reconhecer as partes que compõem a estrutura narrativa do primeiro episódio de forma individualizada e, posteriormente, como elas se relacionam e trabalham de maneira integrada em diferentes níveis de profundidade. De caráter exploratório e abordagem qualitativa, a pesquisa contou com uma revisão bibliográfica e uma investigação acerca da Teoria de Análise Estrutural da Narrativa de Roland Barthes, utilizada como instrumentalização para analisar o objeto de estudo. A partir disto foi possível verificar os elementos narrativos fundamentais e a estrutura narrativa utilizada no piloto da série. A compilação dos dados identificados no episódio resultou em quadros descritivos e numa linha do tempo, que mostra de forma cronológica a estrutura narrativa do piloto.
Downloads
References
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Ars Poética, 1992. (Original publicado em torno de 335 a.C.).
BALOGH, A. M. O Discurso Ficcional na TV: Sedução e Sonho em Doses Homeopáticas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
BARTHES, R. Introdução à Análise Estrutural da Narrativa. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
BREMOND, C. La logique des possibles narratifs. Communications, v. 8, 1966.
ECO, U. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GUFFEY, E. F.; KOONTZ, K. D. Vamos Cozinhar? O guia completo e não autorizado da série Breaking Bad. São Paulo: LeYa, 2014.
JOST, F. Do que as séries americanas são sintoma? Porto Alegre: Sulina, 2012.
LEITE, L. C. M. O foco narrativo (ou A polêmica em torno da ilusão). 10. ed. São Paulo: Ática, 1985.
PROPP, V. I. Morfologia do conto maravilhoso. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1984.
RODRIGUES, S. Como escrever séries: roteiro a partir dos maiores sucessos da TV. São Paulo: Aleph, 2014.
VILCHES, L. Play It Again Sam. Barcelona: Anàlisi, 1984.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).