MEMÓRIA EM MOVIMENTO: reflexões sobre o uso do audiovisual em expedições no Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.26955Keywords:
Mário de Andrade e Murilo Santos. Práticas Culturais. Registros Audiovisuais. São Luís do Maranhão.Abstract
O objetivo deste artigo é analisar as expedições realizadas por Mário de Andrade e Murilo Santos, com vistas a destacar os registros audiovisuais feitos por estes pesquisadores, abordando o produto como fonte de memória das práticas culturais realizadas em São Luís do Maranhão. A partir dos conceitos de memória, espaço e identidade, dialogando com as novas tecnologias e as suas aplicabilidades na ligação do passado com o presente, discute-se as contribuições dos acervos audiovisuais como fatores preponderantes para a preservação da memória. Além disso, reforça-se a importância do estudo e da divulgação do acervo histórico das manifestações culturais através dos novos espaços disponibilizados no meio digital, pontuando as novas formas de organização, acessibilidade e disponibilização de tais práticas.
Downloads
References
ALBAGLI, Sarita. Globalização e espacialidade: o novo papel do local. In: CASSIOLATO, J. E.; LASTRES, H. M. M. Globalização e inovação localizada: experiências de sistemas locais no Mercosul. Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Ministério da Ciência e Tecnologia, 1999.
BERDOULAY, Vicent. Espaço e cultura. In: CASTRO, Elias de; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. (Org.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 3.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
CARVALHO, Graça de Fátima Pires. Evolução histórica dos festivais de cinema e vídeo no Maranhão. São Luís. Imprensa Universitária, 2002.
CASTELLS, Manuel. The power of identity: The information age: economy, society, and culture. 2nd ed. Oxford: Wiley-Blackwell, 2010.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 1986.
FREIRE, Isa Maria. Acesso à informação e identidade cultural: entre o global e o local. Ciência da informação, v. 35, n. 2, p. 58-67, maio/ago. 2006.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. CULTURAS POPULARES: PATRIMÔNIO E AUTENTICIDADE. In: BOTELHO, André; SCHWARCZ, Lilia Moritz (Org.). AGENDA BRASILEIRA: TEMAS DE UMA SOCIEDADE EM MUDANÇA. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. Cap. 12. pp. 136-141.
GONSALES, Patrícia Cecília. A MISSÃO DE PESQUISAS FOLCLÓRICAS REALIZADA PELO DEPARTAMENTO DE CULTURA DE SÃO PAULO NA GESTÃO DE MÁRIO DE ANDRADE (1934 A 1938) E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CULTURA POPULAR BRASILEIRA. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, [s.l.], v. 1, n. 7, p. 54-67, 2 jan. 2014. ANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulista. http://dx.doi.org/10.17271/23188472172013. Disponível em: <https://www.amigosdanatureza.org.br/publicacoes/index.php/gerenciamento.../554>. Acesso em: 30 jun. 2018.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Revista Educação & Realidade. jul/dez de 1997, v. 22, p. 15-46
___________. Cultura e Representação. Tradução de William de Oliveira e Danie Miranda. Rio de Janeiro: Apicuri, 2016. 264 p. ISBN: 978-85-831-7048-8.
___________. Da diáspora: identidades e mediações culturais. 1 ed. Tradução: Adelaine La Guardia Resende, Ana Carolina Escosteguy, Cláudia Álvares, Francisco Rüdiger, Sayonaram Amaral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
KORNIS, Mônica Almeida. Cinema, televisão e história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
MARTINS, Maura Oliveira. Reconfigurações no telejornalismo a partir da popularização das câmeras amadoras: sobre a narrativa em primeira pessoa. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. XXXVII, Foz do Iguaçu, PR, 2014. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/resumos/R9-0763-1.pdf>. Acesso em 07 out. 2018.
MORAES DOS SANTOS, José Murilo. Cinema engajado no Maranhão: interfaces com a educação popular. São Luís: UFMA, 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão, 2017.
MOREIRA NETO, Euclides. O cinema dos anos 70 no Maranhão. São Luís: DAC/PREXAE/UFMA, 1990.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. Nº 10. História & Cultura. São Paulo: PUC-SP - Programa de Pós-Graduação em História, dezembro de 1993. pp. 7 a 28.
RELPH, Edward. A Paisagem Urbana Moderna. Tradução: Ana Macdonald de Carvalho. Lisboa: Edições 70, 2002.
SÃO PAULO. Centro Cultural São Paulo. Missão de Pesquisas Folclóricas: Histórico. Disponível em: <http://centrocultural.sp.gov.br/site/desfrute/colecoes/missao-de-pesquisas-folcloricas/>. Acesso em: 29 jul. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).