Geradores sensíveis, relações interpessoais e democracia: experiências de cinema com adolescentes no sistema socioeducativo

Authors

  • Júlio Figueroa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luciana Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v13i3.38095

Keywords:

Cinema, Educação, Sistema Socioeducativo, Democracia

Abstract

No artigo apresentamos um experimento de pesquisa empírica que coloca em relação cinema e educação no contexto de adolescentes que, de diferentes formas, estão no sistema socioeducativo brasileiro. A partir de uma visada construtivista da política como lócus do dissensual e da invenção da igualdade bem como da reivindicação ao direito da imagem de povos e pessoas subalternizados, a pesquisa buscou constituir um espaço dialógico em torno da exibição de filmes não-convencionais, avessos às formas mais codificadas da cultura massiva.  Em face disso, interrogamos de que modo o aparato sensível do cinema pode abrir espaço dialógico para a expressão de si dos adolescentes — a transformação do silêncio em linguagem — imaginando que modos de subjetivação e interação mais abertos e autônomos são premissas de suma importância para a experiência democrática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Júlio Figueroa, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Luciana Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais.

Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais.

References

ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema - uma introdução; Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1989.

BALÁZS, Béla. Nós estamos no filme. In XAVIER, Ismael (org.). A Experiência do Cinema. RJ, Graal, 1983.

______. O homem visível. In XAVIER, Ismael (org.). A Experiência do Cinema. RJ, Graal,1983.

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. M. Trad. Mônica Costa Netto, Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink, CINEAD-LISE-FE/ UFRJ, 2008. Resenha de LEITE, G. P. C. e RODRIGUES, M.

BURCH, Noël. Práxis do cinema. São Paulo, Perspectiva, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra. 2008.

_______. Pedagogia do oprimido. 36. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2003.

FRESQUET, Adriana Mabel. Cinema e Educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. 1 ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2013.

HOOKS, bell. “A construção de uma comunidade pedagógica: um diálogo”. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Uma visão socioeducativa da educação como programa de reinserção social na política de execução penal. http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/Vertentes_35/elionaldo.pdf. Acesso em 21/05/2015.

LEWIS, T. E. The aesthetics of education: theather, curiosity, and politics in the work of Jacques Rancière and Paulo Freire. New York: Bloomsbury, 2012.

MENICUCCI, C. G; CARNEIRO, Carla B. L. Entre monstros e vítimas: a coerção e a socialização no Sistema Socioeducativo de Minas Gerais. Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n. 107, 2011, p. 535-556.

MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente Cinema: educação, política e mafuá. 1 ed. Rio de Janeiro, Beco do Azougue, 2015.

RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento: Política e Filosofia. Trad. Ângela Leite Lopes. São Paulo: Ed. 34, 1996.

___________. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

SILVA, Rodrigo. Apresentação (elegia do comum). A república por vir: Arte, política e pensamento para o Século XXI. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2011. p. 11-37.

Published

2019-12-05

How to Cite

Figueroa, J., & Oliveira, L. (2019). Geradores sensíveis, relações interpessoais e democracia: experiências de cinema com adolescentes no sistema socioeducativo. Media and Everyday Life, 13(3), 24-44. https://doi.org/10.22409/rmc.v13i3.38095