Os Jovens Baumann e o cinema de horror brasileiro contemporâneo: singularidades e diálogos

Authors

  • Laura Loguercio Canepa Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.40795

Keywords:

Cinema contemporâneo, Brasil, Gênero fantástico, Found-footage, Os jovens Baumann.

Abstract

Este artigo tem como objetivo discutir o filme paulista Os Jovens Baumann, de Bruna Carvalho Almeida. Em meio a um número significativo de filmes de fantasia e horror lançados no Brasil em 2019, nossa escolha deriva do fato de que Os jovens Baumann foi o único a optar pelo estilo conhecido como found footage [filme encontrado]. Além disso, Os Jovens Baumann tem outras singularidades que nos interessam: o fato de tratar-se (em parte) de um filme “de época”, passado durante a década de 1990; o caráter enigmático e fragmentário das imagens em VHS que compõem o núcleo da trama; a narração, em voice over, em primeira pessoa. Buscaremos investigar essas opções temáticas e estilísticas do filme, baseando-nos em observações relativas ao chamado found footage de ficção e ao cinema de horror brasileiro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Laura Loguercio Canepa, Universidade Anhembi Morumbi

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi

References

AUTOR

ACKER, A. (2015): “O dispositivo no cinema de horror found footage”. Lumina – Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Vol 9, n. 1, pp. 1-17.

ALMEIDA, Bruna Carvalo; AUTOR. Entrevista realizada em São Paulo, no dia 08 de dezembro de 2019.

ALPENDRE, Sergio. Potente ficção, 'Os Jovens Baumannn' se disfarça de documentário. Folha de São Paulo. Set, 19, 2019. Disponivel em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/09/potente-ficcao-os-jovens-Baumannn-se-disfarca-de-documentario.shtml

ARAUJO, Michel. Os Jovens Baumannn Excertos e a transgressão de seus limites. Vertentes do Cinema. Jul, 17, 2019. Disponivel em: https://vertentesdocinema.com/os-jovens-Baumannn/

BORDWELL, David. “Return do paranormalcy”. Observations on film art. Nov. 13, 2012. Disponível em: http://www.davidbordwell.net/blog/2012/11/13/return-to-paranormalcy/.

BORGO, Erico. Crítica: Desaparecidos. Omelete. Out, 17, 2014. https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/desaparecidos-critica

BRAGANÇA, K. N. (2014): “Longe de Casa: Tecnologias Amadoras, Netporn e o Found Footage de Horror”, XIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Disponível em http://www.portalintercom.org.br/anais/sudeste2014/resumos/R43-0214-1.pdf.

CARMELO, Bruno. Os Jovens Baumann: Os fantasmas se divertem. Adoro Cinema. Outubro de 2019. Disponivel em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-266873/criticas-adorocinema/

CARREIRO, Rodrigo. “A câmera diegética: clareza narrativa e legibilidade documental em falsos documentários de horror”. Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual do XXII Encontro Anual da Compós, na Universidade Federal da Bahia, Salvador, de 04 a 07 dejunho de 2013. Disponível em: <http://www.compos.org.br/data/biblioteca_2088.pdf>

CARREIRO, Rodrigo. (2013): “A Câmera diegética: legibilidade narrativa e verossimilhança documental em falsos found footage de horror”, em Revista Significação, v. 40, nº 40, pp. 224-244.

CARREIRO, Rodrigo. (2014): “Imperfeição calculada: [Rec] como paradigma do sound design em falsos documentários de horror”, em E-Compós, v. 17, pp. 1-16.

CHERRY, Brigid. (2010): “Stalking the Web: Celebration, Chat and Horror Film Marketing on the Internet”, em CONRICH, I. (ed.). Horror Zone: The cultural experience of contemporary horror cinema. London/NY: I.B. Tauris, p.67-85.

FELINTO, Erick. (2008): A Imagem Espectral: Comunicação, Cinema e Fantasmagoria Tecnológica. Cotia, SP: Ateliê Editorial.

GRANT, Barry Keith. (2015): “Ansiedade digital e o novo cinema verité de horror e ficção científica”, em SUPPIA, A. (Org): Cartografias para a ficção científica mundial: cinema e literatura. São Paulo: Alameda, pp. 19-42.

LIMA, Dellani; IKEDA, Marcelo. Cinema de Garagem – Um inventário afetivo sobre o jovem cinema brasileiro do século XXI. Rio de Janeiro: WSET Multimídia, 2012.

ODIN, Roger. Le film de famille. Paris: Klinksiek, 2003.

OLIVEIRA Jr, Luiz Carlos. A mise en scène no cinema: do clássico ao cinema de fluxo. Campinas: Papirus, 2013.

SOUTO, Mariana. Infiltrados e Invasores: Uma perspectiva comparada sobre as relações de classe no cinema brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2019.

Published

2020-09-05

How to Cite

Canepa, L. L. (2020). Os Jovens Baumann e o cinema de horror brasileiro contemporâneo: singularidades e diálogos. Media and Everyday Life, 14(3), 163-181. https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.40795