Pensando a sociedade incivil, suas manifestações e alternativas: entrevista com Muniz Sodré de Araújo Cabral
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v14i3.45749Keywords:
Mídia. Redes sociais. Jornalismo. Racismo. EducaçãoAbstract
Após 45 dias de internação em decorrência da Covid-19, Muniz Sodré de Araújo Cabral, professor emérito da UFRJ e titular da Escola de Comunicação da UFRJ, fala sobre a “sociedade incivil”, conceito em que vem trabalhando nos últimos tempos, ao lado da professora Raquel Paiva. A partir da categoria de “sociedade civil”, formulado por Hegel, Lênin e Gramsci, Sodré desenvolve uma proposição teórica que compreende as formas de sociabilidade contemporâneas, fundadas na idiotia, no ódio e na exasperação. Sodré também comenta sobre o que denomina “enclausuramento nas redes” e de que forma isso afeta a luta antirracista. O professor e pesquisador analisa ainda o Jornalismo, a Educação e o papel do professor nos dias atuais.
Palabras-clave: Mídia. Redes sociais. Jornalismo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).