Sobre espalhamento e convergência no âmbito dos movimentos sociais: relações entre mídias de massa e mídias sociais
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9699Abstract
A partir do cenário de protestos que se espalharam pelo Brasil em 2013, propõe-se um debate pautado pelo tensionamento sobre as apropriações das mídias sociais feitas não só por movimentos sociais, manifestantes e cidadãos comuns, mas também pela mídia de massa. O objetivo é dar início a uma discussão sobre as transformações relacionadas a circulação midiática no âmbito dos movimentos sociais, a partir de uma reflexão sobre questões referentes à convergência midiática e ao espalhamento (JENKINS, FORD E GREEN, 2013) dos conteúdos produzidos por atores diversos em um espaço de fluxos que perpassa não apenas pelas mídias sociais e nem somente pelas mídias de massa, mas que engloba ambas, em um movimento de reconfiguração de práticas nos níveis técnico, social e cultural.
Downloads
References
ANTOUN, H. As Lutas da Multidão e o Futuro da Democracia na Cibercultura. In: VII Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação: Comunicação, acontecimento e memória, 2004, Porto alegre, Anais do Intercom, 2004.
ANTOUN, H.; MALINI, F. Controle e Biolutas na Cibercultura: monitoramento, vazamento e anonimato na revolução democrática do compartilhamento. In: Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Comunicação e Cibercultura do XX Encontro da Compós, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, de 14 a 17 de junho de 2011. Disponível em: http://migre.me/frhQ6 Acesso em: 11/07/13
AQUINO BITTENCOURT, M.C. Convergência entre Televisão e Web: proposta de categorização analítica. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2012. 210p.
CASTELLS, Manuel. Networks of outrage and hope: social movements in the internet age. Politik. Wiley, 2012.
CORRÊA, Elizabeth Saad. Uma reconfiguração cultural possível e viável. In: Matrizes - Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. v. 7. n.1. 2013. Disponível em:
http://migre.me/frhVQ Acesso em: 03/07/13
DIAS, R. De Souza. Tematização e circulação de enunciados em mídias radicais, de organização e informativas pelos movimentos de resistência global. In: FERREIRA, J.; VIZER, E. (ORGs.) Mídia e movimentos sociais: linguagens e coletivos em ação. São Paulo: Paulus, 2007.
GOHN, Maria da Glória Marcondes. Movimentos sociais e redes de mobilização civis no Brasil contemporâneo. Ed. Vozes: Petrópolis, 2010.
GOHN, Maria da Glória Marcondes. Novas teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
JENKINS, H.; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Spreadable media: creating value and meaning in a networked culture. New York University, 2013.
JENSEN, Klaus Bruhn. Media Convergence: the three degrees of network, mass, and interpersonal communication. New York: Routledge, 2010.
MALINI, F. A Batalha do Vinagre: por que o #protestoSP não teve uma, mas muitas hashtags. In: Blog do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura. 2013. Disponível em: http://migre.me/frhU1 Acesso em 03/07/13
MALINI. F. Imprensa nas redes sociais: autoridade sem centralidade. In: Blog do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura. 2013. Disponível em: http://migre.me/frhSF Acesso em 09/07/13
MATA, Maria Cristina. Entre la plaza y la platea. In: SCHMUCLER, Héctor; MATA, Maria Cristina (coords.). Política y Comunicación: Hay un lugar para la política en la cultura mediática? Buenos Aires: Universidad Nacional de Córdoba: Catálogos Editora, 1992, p. 61-76.
TORET, Javier. Una mirada tecnopolítica sobre los primeros dias del #15M. In: Comunicación y Sociedad Civil. 2012. Disponível em: http://migre.me/frhRx Acesso em: 03/07/13.
VIZER, E. Movimentos sociais: novas tecnologias para novas militâncias. In: FERREIRA, J.; VIZER, E. (ORGs.) Mídia e movimentos sociais: linguagens e coletivos em ação. São Paulo: Paulus, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).