Sobre espalhamento e convergência no âmbito dos movimentos sociais: relações entre mídias de massa e mídias sociais
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9699Resumo
A partir do cenário de protestos que se espalharam pelo Brasil em 2013, propõe-se um debate pautado pelo tensionamento sobre as apropriações das mídias sociais feitas não só por movimentos sociais, manifestantes e cidadãos comuns, mas também pela mídia de massa. O objetivo é dar início a uma discussão sobre as transformações relacionadas a circulação midiática no âmbito dos movimentos sociais, a partir de uma reflexão sobre questões referentes à convergência midiática e ao espalhamento (JENKINS, FORD E GREEN, 2013) dos conteúdos produzidos por atores diversos em um espaço de fluxos que perpassa não apenas pelas mídias sociais e nem somente pelas mídias de massa, mas que engloba ambas, em um movimento de reconfiguração de práticas nos níveis técnico, social e cultural.
Downloads
Referências
ANTOUN, H. As Lutas da Multidão e o Futuro da Democracia na Cibercultura. In: VII Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação: Comunicação, acontecimento e memória, 2004, Porto alegre, Anais do Intercom, 2004.
ANTOUN, H.; MALINI, F. Controle e Biolutas na Cibercultura: monitoramento, vazamento e anonimato na revolução democrática do compartilhamento. In: Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Comunicação e Cibercultura do XX Encontro da Compós, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, de 14 a 17 de junho de 2011. Disponível em: http://migre.me/frhQ6 Acesso em: 11/07/13
AQUINO BITTENCOURT, M.C. Convergência entre Televisão e Web: proposta de categorização analítica. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2012. 210p.
CASTELLS, Manuel. Networks of outrage and hope: social movements in the internet age. Politik. Wiley, 2012.
CORRÊA, Elizabeth Saad. Uma reconfiguração cultural possível e viável. In: Matrizes - Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. v. 7. n.1. 2013. Disponível em:
http://migre.me/frhVQ Acesso em: 03/07/13
DIAS, R. De Souza. Tematização e circulação de enunciados em mídias radicais, de organização e informativas pelos movimentos de resistência global. In: FERREIRA, J.; VIZER, E. (ORGs.) Mídia e movimentos sociais: linguagens e coletivos em ação. São Paulo: Paulus, 2007.
GOHN, Maria da Glória Marcondes. Movimentos sociais e redes de mobilização civis no Brasil contemporâneo. Ed. Vozes: Petrópolis, 2010.
GOHN, Maria da Glória Marcondes. Novas teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
JENKINS, H.; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Spreadable media: creating value and meaning in a networked culture. New York University, 2013.
JENSEN, Klaus Bruhn. Media Convergence: the three degrees of network, mass, and interpersonal communication. New York: Routledge, 2010.
MALINI, F. A Batalha do Vinagre: por que o #protestoSP não teve uma, mas muitas hashtags. In: Blog do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura. 2013. Disponível em: http://migre.me/frhU1 Acesso em 03/07/13
MALINI. F. Imprensa nas redes sociais: autoridade sem centralidade. In: Blog do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura. 2013. Disponível em: http://migre.me/frhSF Acesso em 09/07/13
MATA, Maria Cristina. Entre la plaza y la platea. In: SCHMUCLER, Héctor; MATA, Maria Cristina (coords.). Política y Comunicación: Hay un lugar para la política en la cultura mediática? Buenos Aires: Universidad Nacional de Córdoba: Catálogos Editora, 1992, p. 61-76.
TORET, Javier. Una mirada tecnopolítica sobre los primeros dias del #15M. In: Comunicación y Sociedad Civil. 2012. Disponível em: http://migre.me/frhRx Acesso em: 03/07/13.
VIZER, E. Movimentos sociais: novas tecnologias para novas militâncias. In: FERREIRA, J.; VIZER, E. (ORGs.) Mídia e movimentos sociais: linguagens e coletivos em ação. São Paulo: Paulus, 2007.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).