SER BELO. UMA QUESTÃO PESSOAL

Authors

  • Marta Maria Cordeiro Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9713

Abstract

O artigo explora a relação entre os modelos de corpo difundidos pelos media, através da figura das celebridades, e as alterações que os indivíduos se propõem realizar no seu corpo. Como contexto de análise, utiliza o exemplo dos reality shows que se dedicam à alteração da aparência, por serem sítios que cruzam ficção e realidade e em que os concorrentes assumem o papel de celebridades. Evidencia-se a alteração do paradigma de beleza – do modelo único para a disseminação de alternativas – e a mudança na forma como os sujeitos são seduzidos por esses modelos, cada vez mais centrada na atenção às especificidades de cada sujeito.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marta Maria Cordeiro, Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa

Doutora em Belas-Artes, especialidade em Teoria da Imagem pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Professora no Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa.

References

AUMONT, Jacques. Las Teorías de los Cineastas. Barcelona: Ediciones Paidós Iberica, 2004.

BALSAMO, Anne. On the Cutting Edge. In MIRZOEFF, Nicholas. The Visual Culture Reader. London & New York: Routledge, 1998.

BARTHES, Roland. O Óbvio e o Obtuso. Lisboa: Edições 70, 1984.

BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BAUMAN, Zygmunt. Life in Fragments: Essays in Postmodern Morality. Cambridge: Blackwell, 1995.

BOORSTIN, Daniel. The Image: A Guide to Pseudo-Events in America. New York: Ath-Eneum, 1962.

ECO, Humberto (dir.). História da Beleza. Algés: Difel, 2004.

ELLIS, John. Visible Fictions. Cinema, Television, Vídeo. London: Routledge, 1982.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e a Identidade Pessoal. Oeiras: Celta, 2001.

HINERMAN, Stephan. Star Culture. In LULL, James (ed.). Culture in the Communication Age. New York : Routledge, 2001.

LAUGHRAN, Michelle. Make-Up as Understructure. Renaissance Cosmetics in Renaissece Self-Fashioning. 2003. Disponível em <http://sjcme.academia.edu/MichelleLaughran/Papers>. Acesso em 2011.03.15.

LICHTENSTEIN, Jacqueline (dir.). A Pintura. Textos Essenciais. O Mito da Pintura. São Paulo, Editora 34, 2004.

MARWICK, Arthur. A History of Human Beauty. London: Cambridge University Press, 2004.

MITCHELL, William. The Reconfigured Eye. Visual Truth in the Post-Photographic Era. Cambridge: The Mit Press, 1992.

RIDLEY, Marion B. ; VANHOOK, Steven M.. Aesthetic Facial Proportions. In PPL, Ira D.. Facial Plastic and Reconstructive Surgery. New York: Thiema Medical Pub., 2009.

SCHWARTZ, Hillel. The Culture of the Copy. Striking Likenesses, Unreasonable Facsimiles. New York: Zone Books, 1998.

THOMPSON, Whitney. Entrevista com a Top Plus Internacional Whitney Thompson. 2008. Disponível em <http://garotasformosas.com.br/gformosas/?p=12625>. Acesso em 2011.03.18.

VIGARELLO, Georges. História da Beleza. Lisboa: Editorial Teorema, 2005.

WARHOL, Andy. The Philosophy of Andy Warhol (From A to B and Back Again). New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1975.

<http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/07/adolescentes-aproveitam-ferias-para-voltar-aulas-com-silicone-nos-seios.html>. Disponível em 2011.11.15.

Published

2014-07-07

How to Cite

Cordeiro, M. M. (2014). SER BELO. UMA QUESTÃO PESSOAL. Media and Everyday Life, 4(4), 158-178. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9713