O Decreto da Polêmica – disputas midiáticas em torno da participação social no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v5i5.9722Abstract
Este artigo aborda a questão da participação social no Brasil a partir do final dos anos 80 coma edição da nova Constituição Federal, focando a análise no processo de repercussão midiática que a edição do Decreto Federal Nº 8.243/14, que cria a Política Nacional de Participação Social - PNPS e o Sistema Nacional de Participação Social – SNPS, desencadeou. Além da discussão sobre os mecanismos de participação social no Brasil a partir de uma contextualização histórica, explora-se aqui o debate e posicionamentos sobre o Decreto e sua repercussão nos meios de comunicação.
Downloads
References
ADAMI, Marlon. DECRETO 8243... Ditadura? 14/7/2014, Sala de Protheus.
AVRITZER, Leonardo, SOUZA, Clóvis Henrique Leite de (Orgs.). Conferências nacionais: atores, dinâmicas participativas e efetividades. Brasília: Ipea, 2013.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO. Disponível em <http://kp.iadb.org/digilac/es/Paginas/Iniciativa.aspx> Acesso em maio de 2014.
BARROS, José Marcio. Comunicação e cultura: uma aproximação aos processos de participação e deliberação social no Brasil atual. Texto apresentado no Grupo de Trabalho Políticas Culturais, 4ª Conferência ICA América Latina, realizado na Universidade de Brasília, entre os dias 26 a 28 de março de 2014.
BARROS, José Marcio. Enlaces entre cultura, comunicação e educação nas políticas públicas brasileiras. Texto apresentado no GT 15 Políticas de Comunicação e de Cultura, do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, realizada em Braga entre os dias 13 e 16 de abril de 2014.
BOFF, Leonardo. O Brasil tem uma democracia que se nega à participação social. Montanhas em ação. 15/07/2014. p.1-13. Disponível em <http://montanhasrn.wordpress.com/2014/07/13/o-brasil-tem-uma-democracia-que-se-nega-a-participacao-social/> Acesso em: 19 jul. 2014.
BRASIL. Decreto Nº 8.243, 23 de maio de 2014. Institui a Política Nacional de Participação Social - PNPS e o Sistema Nacional de Participação Social - SNPS, e dá outras providências. Presidência da República, Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília.
GUIA DAS CIDADES DIGITAIS. Disponível em . Acesso em: 15 jul. 2014.
LIMA, Venício A. de. Por que a mídia é contra o Decreto nº 8.243, Teoria e Debate, n. 126, de 14/07/2014, disponível em <http://www.teoriaedebate.org.br/colunas/midia/por-que-midia-e-contra-o-decreto-n-8243> Acesso em 14 jul. de 2014.
LUPPI, Rodrigo. As conferências e planos nacionais de Políticas Públicas como planejamento participativo em nível federal: o caso da conferência nacional de cultura. Disponível <http://www.metodista.br/gestaodecidades/publicacoes/artigos/sippi-2011/as-conferencias-e-planos-nacionais-rodrigo-luppi.pdf/view> Acesso em 10 jul. de 2014.
MANIFESTO de Juristas e Acadêmicos em favor da Política Nacional de Participação Social. 13/06/2014. Disponível em <http://ggnnoticias.com.br/noticia/juristas-e-academicos-se-posicionam-pela-politica-nacional-de-participacao-social>. Acesso em: 18 jul. 2014.
PASSOS, Najla. Política Nacional de Participação está sob ataque. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2014.
PEREIRA, Marcus Abílio. Internet e mobilização política – os movimentos sociais na era digital. IV Encontro da Compolítica, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 13 a 15 de abril de 2011. p.1-26. Disponível em <http://www.compolitica.org/home/wp-content/uploads/2011/03/Marcus-Abilio.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2014.
POGREBINSCH, Thamy. Conferências nacionais e políticas públicas para grupos minoritários. In: AVRITZER, Leonardo, SOUZA, Clóvis Henrique Leite de (Orgs.). Conferências nacionais: atores, dinâmicas participativas e efetividades. Brasília: Ipea, 2013.
POGREBINSCH, Thamy. Novo decreto: Não há representação sem participação. Carta Capital, 19/06/2014. Disponível em <http://www.cartacapital.com.br/politica/novo-decreto-nao-ha-representacao-sem-participacao-9169.html> Acesso em 12 jul. de 2014.
POLIS - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais & INESC: Instituto de Estudos Socioeconômicos. Governança Democrática no Brasil Contemporâneo: Estado e Sociedade na Construção de Políticas Públicas. Arquitetura da Participação no Brasil: avanços e desafios. POLIS; INESC. Disponível em <http://www.inesc.org.br/biblioteca/noticias/biblioteca/textos/relatorio-arquitetura-da-participacao-social-no-brasil> acesso em 10 jul. de 2014.
SOUZA, Rafael Gustavo de. Democracia Participativa: Resgate Histórico e uma Aproximação da Visão dos Atores da Sociedade Civil. In: POLIS - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais & INESC: Instituto de Estudos Socioeconômicos. Relatório da Pesquisa Governança Democrática no Brasil Contemporâneo: Estado e Sociedade na Construção de Políticas Públicas Arquitetura da Participação no Brasil: avanços e desafios, 2011, (9:42). Disponível em <http://www.inesc.org.br/biblioteca/noticias/biblioteca/textos/relatorio-arquitetura-da-participacao-social-no-brasil> Acesso em 10 jul. de 2014
SZEREMETA, Jerzy. Participação Genuína na Era da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) Gestão pública e Participação, Cadernos da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), Salvador, p. 99-134, 2005. (Cadernos FLEM, 8).
TAVARES, Francisco Mata Machado. Em busca da deliberação: mecanismos de inserção das vozes subalternas no espaço público. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, nº9, p. 39-70, set./dez. 2012.
ZIMBRÃO, Adélia. Conferências nacionais de cultura e seus desdobramentos em políticas públicas. Texto apresentado no IV Seminário Internacional – Políticas Culturais, Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).