Uma análise fenomenológica da narrativa no livro “Dossiê Brasília O segredo dos presidentes”
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9749Keywords:
Ex-presidente, Fenomenologia, segredo, livro-reportagem.Abstract
Este artigo propõe uma analise do livro “Dossiê Brasília: Os segredos dos presidentes”. Na obra (2005) foram entrevistados os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Antecedendo cada depoimento, o autor apresenta um perfil dos personagens assinalando o segredo revelado. Assim nos inquieta investigar se houve critérios para escolha do segredo revelado já no perfil ou se ele foi revelado mediante uma pergunta objetiva na entrevista. Esta análise será viabilizada com o uso da fenomenologia de Peirce: Primeiridade, secundidade e terceiridade; transmutando as categorias, respectivamente, às primeiras impressões que o leitor tem dos personagens no perfil, a materialização do segredo revelado nos depoimentos e as possibilidades de interpretação. Esta narrativa promove uma reflexão sobre elementos comuns ao livro reportagem e critérios de noticiabilidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).