Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais.
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9751Keywords:
mídias sociais, qualidade da informação, sociabilidade na internet, capital social, semiótica.Abstract
As organizações de comunicação online vem enfatizando a importância das narrativas das mídias sociais para engajar suas audiências pois já é visível que as redes sociais na internet reformularam o conceito de “notícia”. O objetivo deste artigo é confrontar a ideia de credibilidade jornalística, estabelecida no contexto deontológico, com o fluxo comunicacional quase sem mediação nas redes sociais online, e se a comunicação que é produzida nessas mídias mantém a proposta de promover engajamento cívico e capital social na Comunidade. Para fundamentar esta hipótese é usado referencial teórico da Ciência da Informação que utiliza a Semiótica para estudar este fenômeno, pois desenvolve a ideia de que a comunicação, e a percepção de qualidade do que se comunica, é resultado da produção de significados e não simples exposição dos fatos.
Downloads
References
BARON, S.; FIELD, J.; SCHULLER, T. Social Capital: Critical Perspectives. ed. /. Oxford : Oxford University Press, 2000. p. 111-123. In
Maskell, P. Social Capital, Innovation, and Competitiveness, 2000.
CORREIA, S. Capital Social e Comunidade Cívica, o circulo virtuoso da cidadania. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas: Lisboa, 2007.
GRADIM, A. My language is the sum total of myself: universos dialógicos de Peirce. In Filosofia da Comunicação. Livros LabCom. UBI, Covilhã, Portugal, 2011 Disponível em: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20111220-santos_filosofias_da_comunicacao.pdf
FINQUELIEVICH, S. Comunidades electrónicas: nuevos actores en el escenário político local. Comunicação & Política. São Paulo, Cebela, Vol. IV, nº 2, p. 193-206, 1997.
HOVLAND, C. I.; Janis I. L. ; KELLEY. H. Communication and persuasion : psychological studies of opinion change / - Westport : Greenwood, 1953.
LENHART, A., MADDEN, M., & HITLIN, P. Teens and technology: Youth are leading the transition to a fully wired and mobile nation. Pew Internet & American Life Project, 2005. http://www.pewinternet.org/Reports/2005/Teens-and-Technology.aspx
MARCHAND, D. Managing information quality. In: Wormell, I. (Ed.). Information quality: definitions and dimensions. London: Taylor Graham. P.7-17, 1990.
METZGER, M. J.; FLANAGIN, A. J. “The role of site features, user attributes, and information verification behaviors on the perceived credibility of web-based information”. New Media & Society. Vol. 9, n.º 2, p. 319–342, 2007.
GASSER, U., CORTESI, S., MALIK, M., & LEE, A. Youth and digital media: From credibility to information quality. Berkman Center for Internet & Society, 2012. Recuperado em 09 de junho de 2013 < http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2005272>
HARGITTAI, E. The role of expertise in navigating links of influence. In J. Turow & L, 2008.
NEHMY, Rosa M. Q.; PAIM, Isis. A desconstrução do conceito de “qualidade da informação”. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 1, p. 36-45, jan./abr, 1998. Disponível em: <http://dici.ibict.br/archive/00000636/01/desconstru%C3%A7%C3%A3o_do_conceito.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2009.
NEVEU, E. Sociologia do Jornalismo, Porto Editora, 2005.
OLETO, R R. A qualidade da informação na percepção do usuário em diferentes contextos informacionais. Tese (Doutorado)- Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, 2003.
PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1977.
PUTNAM, R. Making Democracy Work: civic traditions in modern Italy. Princeton: puf. baron,stephen (2000) social capital:critical perspectives/,ed. - Oxford: Oxford University, 1993.
ROGERS, E. M. Diffusion of Inovattions. Rev. ed. of: Communication of Innovations, 1971.
SCHUDSON, M. The objectivity norm in American journalism. Journalism, v. 2, n. 2, p. 149-170, 2001.
SKOCPOL T, FIORINA MP. “Advocates without Members: The Recent Transformation of American Civic Life”. In Civic Engagement in American Democracy Brookings Institution Press; pp. 461-509, 1999.
ROSZAC, 1. The cult of information: the folklore of computers and the true art of thinking. London: Paladin, 1988.
ROTHBERG, D. Jornalistas e suas visões sobre qualidade: teoria e pesquisa no context dos “indicadores de desenvolvimento da mídia”. Debaste CI n. 4 – Novembro de 2010. 2010. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001899/189916por.pdf
WAGNER, G. The value and the quality of information: the need for a theoretical syntesis. In: Wormell, I. (Ed.). Information quality: definitions and dimentions, London: Taylor Graham. P. 69-72, 1990.
KAPLAN, R. The news about New Institutionalism: journalism’s ethic of objectivity and its political origins. Political Communication, n. 23, n. 2, p. 173-185, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).