Do Hiperlocal Bauruense para o Global Criativo: As Novas Marcas de uma Comunicacao a Partir do Empoderamento Colaborativo

Authors

  • Angelo Sottovia Aranha Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Giovani Vieira Miranda Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v9i9.9781

Keywords:

Jornalismo Cidadão, Jornalismo Local, Novas Tecnologias.

Abstract

A consolidação das novas tecnologias de comunicação e a possibilidade de se produzir conteúdos noticiosos locais, de forma descentralizada e horizontalizada, podem ser vistas como fatores que impulsionam o desenvolvimento jornalístico em ambientes digitais e possibilitam a valorização do local e o reforço de identidades culturais, que passam a configurar como fontes básicas de significados sociais em contraste com o processo de comunicação habitual dos mass media. A partir desses conceitos, sob as óticas da Economia Criativa e do Jornalismo Hiperlocal, é analisada a experiência de comunicação da Casa do Hip Hop de Bauru, arranjo produtivo criativo local de Bauru, cidade do interior de São Paulo, que tem inovado com a criação de um modelo colaborativo e cidadão frente ao da mídia mainstream da cidade, com novas possibilidades para a seleção, captação, edição e difusão de conteúdos informativos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Angelo Sottovia Aranha, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor do Curso de Jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutor em Comunicação e Poéticas Visuais (UNESP), mestre em Projeto Arte e Sociedade (UNESP) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (USP). Email: angelo.sottovia.aranha@gmail.com

Giovani Vieira Miranda, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec) da Unesp. Jornalista e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp, Campus de Bauru. Email: giovani.vieira.miranda@gmail.com

References

ALZAMORA, Geane. Para além do jornalismo de massa: a diversidade da informação cultural na internet. In: PINTO, Júlio; SERELLE, Márcio. Interações Midiáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp. 153 –168.

ARANHA, A. S.; X, J. T. P.. Jornalismo cidadão e o protagonismo político local: as experiências do jornal “Voz do Nicéia” e do “Portal Participi”. ÂNCORA-Revista Latino-americana de Jornalismo, v. 2, n. 2, 2015.

BARBOSA, S. Jornalismo digital e a informação de proximidade: o caso dos portais regionais, com estudo sobre o UAI e o iBahia. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na UFBA, Salvador (BA), Novembro de 2002. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/barbosa-suzana-portais-mestrado.pdf. Acesso em: 31 jun. 2015.

BERGER, Peter L.; LUCKMAN, Thomas. A construção social da realidade. Lisboa: Dinalivro, 2004.

CARNIELLO, Mônica Franchi. Interatividade na publicidade digital. Revista ciências

humanas, Taubaté , v. 9, n. 2, p. 125-128, 2003.

CARVALHO, J Maurício.; CARVALHO; A.M.G. Do hiperlocal aos insumos criativos: as mutações do jornalismo na contemporaneidade. In: CARVALHO,J.M; BRONOSKY (Org.) Jornalismo e Convergência. São Paulo, Cultura Acadêmica. 2014. p. 69-87

CASTELLS, M. Fluxos, Redes e Identidades: Uma Teoria Crítica da Sociedade Informacional. In: Castells, M. (Org). Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

______. A sociedade em rede. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHOI, Y. J. Local news. In W. Donsbach (Ed.), The international encyclopedia of communication: Blackwell Publishing. 2008

FOSCHINI, Ana Carmen & TADDEI, Roberto Romano. Jornalismo Cidadão –Você faz a notícia. Coleção Conquiste a Rede. Overmundo. Disponível em: http://www.overmundo.com.br /banco/conquiste-a-rede-jornalismo-cidadao-voce-faz-a-noticia. Acesso em: 26/04/2016

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1967.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LEMOS, A. Nova Esfera Conversacional. In: Dimas A Künsch, D.A, da Silveira, S.A, et al. Esfera Pública, redes e jornalismo. Rio de Janeiro. Editora. E-papers, 2009.

LÓPEZ GARCÍA, Xosé. Ciberperiodismo em la proximidade. Sevilla: Comunicación

Social ediciones y publicaciones, 2008.

PERUZZO, C. M. K. Mídia Local, uma mídia de proximidade. Comunicação: Veredas, Ano 2 – nº 02 – novembro 2003. Disponível em: http://revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/comunicacaoveredas/article/viewFile/5105/4723. Acesso em: 28.07.2013.

______. Mídia Local e suas interfaces com a mídia comunitária no Brasil. Trabalho apresentado no Núcleo de Comunicação para a Cidadania, XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo Horizonte/MG, 02 a 06 de setembro de 2003. Acesso no dia 28.07.2014, em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/99061099541813324499037281994858501101.pdf.

METZGAR, Emily; KURPIUS, David; ROWLEY, Karen. Defining Hyperlocal Media: Proposing a Framework for Discussion. Annual meeting of the International Communication Association, Suntec Singapore International Convention & Exhibition Centre, Suntec City, Singapore, Jun 22, 2010 Disponível em: <http://citation.allacademic.com/meta/p_mla_apa_research_citation/4/0/4/9/9/p404999_index.html>. Acessado em: 23 fev. 2016.

MORETZSOHN, Sylvia. O mito libertário do “jornalismo cidadão”. In Comunicação e Sociedade, volume 9-10, p 63-81, 2006.

______, Sylvia. Pensando contra os fatos. Jornalismo e cotidiano: do senso comum

ao senso crítico. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

PERUZZO, C. M. K.; VOLPATO, M. O. Conceitos de comunidade, local e região: inter-relações e diferenças. Artigo apresentado II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação, em abril de 2009. Disponível em: http://www.espm.br/ConhecaAESPM/Mestrado/Documents/COLOQUIO%20BXM/S1/ cecilia%20krohling%20e%20marcelo%20volpato.pdf. Acesso em 15 fev. 2016.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador:comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: 2° Edição, Sulina, 2008. (Coleção: Cibercultura)

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 5.

ed. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2001.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no inicio do século XXI. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2001.

SILVEIRA, S. A. Cibercultura, commons e feudalismo informacional. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 37, dez. 2008.

SQUIRRA, Sebastião (Org.). Ciber Mídias: extensões comunicativas, expansões humanas. Porto Alegre: Buqui, 2012.

XAVIER, J. T. P.; XAVIER, P. A. M.. Ler, Interpretar e Agir: um Círculo de Cultura Fora do Eixo. Razón y Palabra, v. 19, n. 89, 2015.

Published

2016-08-12

How to Cite

Aranha, A. S., & Miranda, G. V. (2016). Do Hiperlocal Bauruense para o Global Criativo: As Novas Marcas de uma Comunicacao a Partir do Empoderamento Colaborativo. Media and Everyday Life, 9(9), 66-83. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v9i9.9781

Issue

Section

Artigos Seção Temática