DO MEU INTERIOR: as narrativas de vida de mulheres no Vale do Mucuri
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9838Keywords:
Ethé discursivos, Memória, Discurso autobiográfico, Espaço urbano, Entrevista midiática.Abstract
Este artigo busca discutir a reconstrução de possíveis ethé de três mulheres moradoras da cidade de Nanuque (MG), e o vínculo entre os traços de caráter e a memória da cidade, a partir de entrevistas gravadas em vídeo. O aporte teórico-metodológico para observar de que forma as mulheres reorganizam o vivido concentra-se no discurso autobiográfico, no conceito de imaginários sociodiscursivos e na entrevista midiática por meio de três aspectos levantados por Arfuch (2010): a infância, a vocação e a afetividade.Downloads
References
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vedal. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
_____. Biografia e autobiografia antigas. In: Questões de Literatura e Estética: a teoria do romance. 5. ed. São Paulo, Hucitec, 2002.
CHARAUDEAU, Patrick. Les stéréotypes, c’est bien. Les imaginaires, c’est mieux. In: Boyer H. (dir.) Stéréotypage, stéréotypes: fonctionnements ordinaires et mises en scène. Paris: L’Harmattan, 2007.
_____. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, I. L. & MELLO, R. (orgs). Gêneros: Reflexões em Análise do Discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE UFMG, 2004, p. 13-41.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha; Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (Orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008. p. 11-25.
_____. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Trad. Dilson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu e Sírio Possenti. São Paulo: Contexto, 2005, p. 69-92.
PROCÓPIO-XAVIER, Mariana Ramalho. A configuração discursiva de biografias a partir de algumas balizas de História e Jornalismo. 2012. 291 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2012.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. As confissões (2 vol.). Tradução de Rachel de Queiroz. 2. ed. São Paulo: Atena Editora, 1959.
SANTANA-GOMES, Letícia. Por uma memória editorial: uma análise do documentário em uma perspectiva discursiva e autobiográfica. Monografia (Curso de Letras – Tecnologias de Edição). Belo Horizonte. CEFET-MG, 2015, 72f.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).