DO MEU INTERIOR: as narrativas de vida de mulheres no Vale do Mucuri
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9838Mots-clés:
Ethé discursivos, Memória, Discurso autobiográfico, Espaço urbano, Entrevista midiática.Résumé
Este artigo busca discutir a reconstrução de possíveis ethé de três mulheres moradoras da cidade de Nanuque (MG), e o vínculo entre os traços de caráter e a memória da cidade, a partir de entrevistas gravadas em vídeo. O aporte teórico-metodológico para observar de que forma as mulheres reorganizam o vivido concentra-se no discurso autobiográfico, no conceito de imaginários sociodiscursivos e na entrevista midiática por meio de três aspectos levantados por Arfuch (2010): a infância, a vocação e a afetividade.##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vedal. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
_____. Biografia e autobiografia antigas. In: Questões de Literatura e Estética: a teoria do romance. 5. ed. São Paulo, Hucitec, 2002.
CHARAUDEAU, Patrick. Les stéréotypes, c’est bien. Les imaginaires, c’est mieux. In: Boyer H. (dir.) Stéréotypage, stéréotypes: fonctionnements ordinaires et mises en scène. Paris: L’Harmattan, 2007.
_____. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, I. L. & MELLO, R. (orgs). Gêneros: Reflexões em Análise do Discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE UFMG, 2004, p. 13-41.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha; Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (Orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008. p. 11-25.
_____. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Trad. Dilson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu e Sírio Possenti. São Paulo: Contexto, 2005, p. 69-92.
PROCÓPIO-XAVIER, Mariana Ramalho. A configuração discursiva de biografias a partir de algumas balizas de História e Jornalismo. 2012. 291 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2012.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. As confissões (2 vol.). Tradução de Rachel de Queiroz. 2. ed. São Paulo: Atena Editora, 1959.
SANTANA-GOMES, Letícia. Por uma memória editorial: uma análise do documentário em uma perspectiva discursiva e autobiográfica. Monografia (Curso de Letras – Tecnologias de Edição). Belo Horizonte. CEFET-MG, 2015, 72f.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).