O smartphone como dispositivo de escuta: reflexões acerca do papel dos aparatos tecnológicos em uma sociedade midiatizada
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i3.9851Keywords:
Smartphone, escuta, tecnologia, dispositivo, subjetividadeAbstract
O artigo investiga o smartphone enquanto dispositivo de escuta, buscando assinalar uma ampliação criativa de seus usos. Para tanto, realiza uma revisão de conceitos como tecnologia, percepção, aparelho e dispositivo, buscando destacar as relações que se desdobram entre os aparatos eletrônicos e o corpo. A partir dessa abordagem, o smartphone é analisado como uma máquina sensorial que possui múltiplas funcionalidades, expressando na relação com os usuários componentes de natureza técnica, estética e ideológica. Considerando tal questão, o artigo destaca elementos que caracterizam os hábitos de escuta que se expressam cotidianamente sobre tal dispositivo, assim como apontar reflexões acerca da possibilidade de estabelecimento de relações criativas que envolvam o dispositivo, a escuta e o ambiente.Downloads
References
AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
BULL, M. No dead air! The iPod and the culture of mobile listening. Leisure Studies, Brighton, nº4, vol.24, p. 343-355. Maio/Ago de 2005. Acesso em: 17/08/2017. Disponível em: http://cmap.javeriana.edu.co/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1326813529329_104364480_2755.
CHAE, M.; YEUM, D. The Impact of Mobile Technology Paradox Perception and Personal Risk-Taking Behaviors on Mobile Technology Adoption, International Journal of Management Science, v.16. nº2. P 116-138. Mar/Dez de 2010.
CHALMERS, A.F. O que é Ciência, afinal?. São Paulo: Brasiliense. 1993.
FLUSSER, V. - Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
FLUSSER, V. - O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume. 2008.
GUATTARI, F. - As três ecologias. Campinas: Papirus, 2004.
GUATTARI, F. - Caosmose: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
KERCKHOVE, D. A Pele da Cultura. Lisboa: Relógio D’Água Editores. 1997.
MCLUHAN, M. - Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. 12ª ed. São Paulo: Cultrix, 2002.
SANTOS, O. L. S. - As transformações da escuta a partir da utilização das mídias portáteis. 2014. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo. 2014.
SCHAFER, R. M. A Afinação do Mundo. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).