Rocinha: a representação no Instagram da maior favela do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i2.28692Keywords:
Redes Sociais, Representação, Narrativa, CulturaAbstract
A popularização das redes sociais atinge milhões de pessoas, causando um enorme impacto na maneira como elas consomem, interpretam e narram o mundo globalizado. É a partir deste cenário que analisamos a representação da Rocinha – a maior favela do Brasil - no Instagram, durante o mês de dezembro de 2017. Nossa hipótese é que, por meio de novas tecnologias e formas de interatividade, a Rocinha ganha voz para mostrar que sua cultura e identidade vão muito além do estereótipo de pobreza, violência e do tráfico de drogas. Para o estudo, empregamos como metodologia a análise crítica da narrativa com ênfase na semiótica, tendo como base os estudos do professor Luiz Gonzaga Motta (2013)Downloads
References
ADGHIRNI, Zélia Leal; MORAES, Francilaine. Instantaneidade e memória na pesquisa sobre jornalismo online. In: LAGO, Cláudia; BENETTI, Márcia. Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
BIANCHI; Paula. Historiador relata 'rotina de guerra' na Rocinha: 'nossos direitos estão suspensos e a cidade aprova'. UOL, Rio de Janeiro, 6 fev. 2018. Disponível em: <http://bit.ly/30cscn3>. Acesso em: 25 jan. 2018.
BOURDIEU, Pierre. Outline of a theory of practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.
BRESSANE, Ronaldo. Tudo por um like. Galileu, Rio de Janeiro, maio 2014. Disponível em; <https://glo.bo/2N9nZwO>. Acesso em: 22 jan. 2018.
BURKE, Peter Burke. Testemunha Ocular: história e imagem. São Paulo, SP: Unesp, 2017.
CASTELLS, Manuel. Communication Power. Cambridge, MA: MIT, 2010.
COM 50 MILHÕES de usuários, Brasil é segundo no ranking do Instagram. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 out. 2017. Disponível em <http://bit.ly/2YZ0E8a>. Acesso em: 11 jan. 2018.
EAGLETON, Terry. A ideia de Cultura. São Paulo: Unesp, 2005.
ENTRE as 9 comunidades com mais tiroteios no Rio, 4 têm UPPs; Cidade de Deus lidera. G1, Rio de Janeiro, 1 fev. 2018. Em <https://glo.bo/30d6ejV>. Acesso em: 2 fev. 2018.
HALL, Stuart (org.). Representation: cultural representations and signifying practices. London: Sage Open University, 2009.
HALLBWACHS, Michel. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice/Revista dos Tribunais, 1990.
HOUAISS, Antônio. Pequeno Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Moderna, 2015.
IBGE. Censo demográfico 2010. Aglomerados subnormais: primeiros resultados. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.
INSTAGRAM tem 800 milhões de usuários ativos por mês e 500 milhões por dia. G1, 25 set. 2017. Disponível em <https://glo.bo/2KUhbQS>. Acesso em: 12 jan. 2018.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, SP: EDUCS, 2001.
MARTINO, Luís Mauro. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes e redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
MEIRELLES, Renato; ATHAYDE, Celso. Um país chamado favela: a maior pesquisa já feita sobre favela brasileira. São Paulo: Gente, 2014.
MIANI, Rozinaldo Antonio. Charge Editorial: Iconografia e pesquisa em história. Domínios da Imagem, Londrina, v. 8, n. 16, p. 133-145, jun./dez. 2014. Disponível em: <http://bit.ly/31K5EdW>. Acesso em: 20 jan. 2018.
MIRZOEFF, Nicholas. An Introduction to Visual Culture. Londres: Routledge, 2010.
MOTA, Célia Ladeira. A narrativa semiótica da imagem. In: MOTA, Célia Ladeira; MOTTA, Luiz Gonzaga; CUNHA, Maria Jandyra. (Orgs.) Narrativas Midiáticas, Florianópolis: Insular, 2012.
MOTA, Célia Ladeira. Hermenêutica e as faces da linguagem. In: PORTO, Sérgio Dayrell; MOTA, Célia Ladeira. (Orgs.) Hermenêutica e análise dos discursos em jornalismo. Florianópolis: Insular, 2017.
MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise crítica da narrativa. Brasília: Universidade de Brasília, 2013.
RECUERO, R. (2012). A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulinas, 2012.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
WOODWARD, Katherine. ‘Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual’. In: SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).