Grávida perfeita: efeitos do discurso midiático da boa forma voltado para gestantes
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i1.28116Palabras clave:
Discurso, Corpo, Mulher, Mídia, GravidezResumen
Esse trabalho busca investigar e refletir, na perspectiva teórica da Análise do Discurso (Pêcheux; Orlandi), em interface com pesquisadores das Ciências Sociais, os efeitos de sentido produzidos pelo discurso midiático da boa forma voltados para gestantes. O corpus da pesquisa é composto por revistas e sites de boa forma e dietas. A nossa hipótese é a de que esse discurso midiático faz circular efeitos de sentidos que acabam por ditar como a mulher contemporânea deve se comportar em relação ao seu corpo, mesmo diante de uma circunstância biológica como a gravidez. O sujeito-leitor é incitado a desejar um corpo perfeito, já que uma vida perfeita se materializa em um corpo igualmente perfeito.Descargas
Citas
BARBER, B. Cultura McWorld. In: MORAES, D. (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003. P. 41-56.
BOTTON, A. Notícias: manual do usuário. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.
FOXCROFT, L. A tirania das dietas: dois mil anos de luta contra o peso. São Paulo: Três Estrelas, 2013.
GREGOLIN, M. R. Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades. Revista Comunicação Mídia e Consumo, São Paulo, v. 4, n. 11, p. 11-25. 2007.
HECHT, J. M. O mito da felicidade: por que o que achamos que é certo é errado. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.
KAMPER, D. Mudança de horizonte: o sol novo a cada dia, nada de novo sob o sol, mas. São Paulo: Paulus, 2016.
KOTLER, P.; KELLER, K. L.; Administração de Marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
LE BRETON, D. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003.
MARIANI, B. Imprensa, produção de sentidos e ética. In: RIBEIRO, A. P. G.; FERREIRA, L. M. A. (orgs.). Mídia e memória. A produção de sentidos nos meios de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad, 2007, P. 199-218.
ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.
ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2005.
ORLANDI, E. P. Processos de significação, corpo e sujeito. In: AZEVEDO, A. F. (org.). Sujeito, corpo, sentidos.. Curitiba: Appris, 2012, P. 13-30.
PAYER, M. O. Linguagem e sociedade contemporânea - sujeito, mídia, mercado. Revista RUA, Campinas, v. 11, n. 1, p. 09-25, 2005.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
SAVIANO, R. Zero Zero Zero. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
VINHAS, L. L. O sujeito, ainda: o ser falante e a análise do discurso. In: V Seminário de Estudos em Análise do Discurso. Anais do V SEAD – seminário de Estudos em Análise do Discurso, Porto Alegre: UFRGS. Disponível em: http://anaisdosead.com.br/5SEAD/SIMPOSIOS/LucianaIostVinhas.pdf. Acesso em: 15 jan. 2018.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).