El cuerpo performativo en redes sociales: narrativas audiovisuales en reels de Instagram
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v16i1.52152Palabras clave:
Cuerpo performativo, Narrativa audiovisual, Red socialResumen
En este trabajo se analiza la concepción de la performance a través de la copresencia a través de las redes sociales, a partir de una reflexión sobre el cuerpo performativo, observando la funcionalidad reels de Instagram como medio de narrativas audiovisuales que se consolidó en medio de la pandemia Covid-19 entre 2020 y 2021. Realizando un análisis de contenido, examinamos los videos publicados en los perfiles de cuatro influencers digitales, relacionándolos con sus trayectorias. La reflexión de este trabajo enfatiza la centralidad del cuerpo en las prácticas comunicacionales en el contexto pandémico y pospandémico, utilizando las funcionalidades de las redes sociales como medio para compartir significados y narrativas individuales.
Descargas
Citas
APRESENTAMOS o recurso Reels do Instagram, Blog do Instagram. São Paulo, 5 ago. 2020. Disponível em <https://about.instagram.com/pt-br/blog/announcements/introducing-instagram-reels-announcement>. Acesso em 3 jan. 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema: uma introdução. Campinas: Editora da Unicamp, São Paulo: Editora da USP, 2013.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.
COM mais de 100 mil ‘seguinetos’, Dirce Ferreira diz que a idade lhe trouxe liberdade. Marie Claire, São Paulo, 26 de jul. 2020. Disponível em < https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2020/07/com-mais-de-100-mil-seguinetos-dirce-ferreira-diz-que-idade-lhe-trouxe-liberdade.html >. Acesso em 3 dez. de 2022.
CIDREIRA, Renata Pitombo. As formas da moda: comportamento, estilo e artisticidade. São Paulo: Annablume, 2013.
FERRAZ, Ju. O peso do body shaming: o significado (e as nuances) da pressão estética. Vogue, São Paulo, 29 de out. de 2021. Disponível em <https://vogue.globo.com/Vogue-Gente/noticia/2019/10/o-peso-do-body-shaming-o-significado-e-nuances-da-pressao-estetica.html>. Acesso em 3 dez. 2022.
FRANÇA, Vera. Sujeito da comunicação, sujeitos em comunicação. In: GUIMARÃES, C.; FRANÇA, V. R. V. (Org.). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.61-88.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1985.
MARTINO, Luís Mauro Sá. De um eu ao outro: narrativa, identidade e comunicação com a alteridade. Parágrafo, v. 4, n. 1, p. 40-49. jan./jul. 2016.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Editora Cultrix Ltda., 1969.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fonte, 1999.
PINTO, Naiara Moura. O corpo feminino na mídia: um olhar sobre a revista Boa Forma e as influenciadoras digitais do Instagram. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) –Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019. Disponível em < https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/NAIARA_PINTO_dissertac_a_o_versa_o_impress%C3%A3o.pdf > Acesso em: 10 dez. 2021.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2014.
RIBEIRO, Ana Margarida. A Narrativa Audiovisual: O Cinema e o Filme Publicitário. 2021 Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho. Minho, Portugal, 2008. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/9476. Acesso em: 21 out. 2021.
SCHECHNER, Richard. Performance Studies: An Introduction. New York, Ed. Routledge, 2013.
SIBILIA, Paula. O show do eu: A intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2016.
##submission.downloads##
Publicado
Versiones
- 2022-01-27 (2)
- 2022-01-19 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).