El discurso político mediático bajo el lente de la semiolingüística: análisis de un video del Presidente Jair Bolsonaro en YouTube
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v16i3.52307Palabras clave:
YouTube, discurso político, análisis semiolingüísticoResumen
El objetivo de este estudio es demostrar cómo se establece el contrato de comunicación del discurso político en un video de YouTube publicado por el Presidente de la República, Jair Bolsonaro, el 15/09/2020, actualizando información sobre el programa de asistencia Bolsa Família. El análisis se configura en la perspectiva semiolingüística del Análisis del Discurso, desarrollado por Patrick Charaudeau (2010, 2013, 2020). Esta investigación se clasifica como descriptiva y bibliográfica con un enfoque cualitativo. Como resultado del análisis del corpus, comprobamos que el sujeto enunciador (EUe) utiliza claves situacionales y estrategias discursivas para persuadir al espectador, convenciéndolo de la veracidad de su testimonio populista.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética e Criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010. p. 261–306.
BOLSONARO, Jair Messias. Congelar aposentadorias e etc. Devaneio de quem está desconectado com a realidade. Disponível em: https://bityli.com/KWM6Cr. Acesso em: 20 set. 2020.
BURNI, Aline; TAMAKI, Eduardo. Populist Communication During the Covid-19 Pandemic: the Case of Brazi’s President Bolsonaro. Partecipazione e conflitto, v. 14, n. 1, p. 113-131, 2021. Disponível em: https://www.die-gdi.de/uploads/media/Burni_24018-135907-1-PB-3.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L.; GAVAZZI, S. (Orgs.). Da língua ao discurso: reflexão para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 11-29. Disponível em: https://bityli.com/B7Z9Qc. Acesso em: 05 set. 2020.
CHARAUDEAU, Patrick. Pathos e discurso político. In: MACHADO, Ida Lucia; MENEZES, Willian; MENDES, Emília (Orgs.). As emoções no discurso. v. 1. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 240-251.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Trad. Angela M. S. Corrêa & Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2008a.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2008b.
CHARAUDEAU, Patrick. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional. In: PIETROLUONGO, Márcia. (Orgs.) O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009, p. 309-326. Disponível em: https://bityli.com/iUyH7E. Acesso em: 28 ago. 2020.
CHARAUDEAU, Patrick. Um modelo sócio-comunicacional do discurso: entre situação de comunicação e estratégias de individualização. In: STAFUZZA, Grenissa; PAULA, Luciane de (Orgs.) Da análise do discurso no Brasil à análise do discurso do Brasil. Edufu, Uberlândia, 2010.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Trad.: Angela M. S. Corrêa. 2. ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.
CHARAUDEAU, Patrick. Le débat public: Entre controverse et polémique. Enjeu de vérité, enjeu de pouvoir. França: Lambert-Lucas, 2017.
CHARAUDEAU, Patrick. La manipulation de la vérité. Du triomphe de la négation aux brouillages de la post-vérité. Limoges: Lambert-Lucas, 2020.
CHARAUDEAU, Patrick; MANGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo, Contexto, 2008.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Changing the Role of Schools. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. (Ed.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. Routledge: Psychology Press, 2000, p.121-148. Disponível em: https://bityli.com/vsFox7. Acesso em: 16 jan. 2021.
DIAS, Tayrine; BÜLOW, Marisa Von; GOBBI, Danniel. Populist framing mechanisms and the rise of right-wing activism in Brazil. Latin American Politics and Society, v. 63, n. 3, p. 69-92, 2021. doi:10.1017/lap.2021.22. Disponível em: https://bityli.com/WHlQeR. Acesso em: 10 out. 2021.
FREITAS, Ernani Cesar de. A semiolinguística no discurso: práticas de linguagem em situações de trabalho. Revista Desenredo, v. 4, n. 2, 2008. Disponível em: http://www.upf.br/seer/index.php/rd/article/view/693. Acesso em: 23 set. 2020.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes e redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
MATTOS, Margareth Silva de. Escritores consagrados, ilustradores renomados, palavra e imagem entrelaçadas: ingredientes de contratos de comunicação literários renovados. 2017. 347 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Curso de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://bityli.com/wlmtgX. Acesso em: 16 jan. 2021.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues; BARBOSA, Jacqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
ROJO, Roxane. Textos multimodais. Glossário CEALE: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte, MG: FAE-CEALE/UFMG. N.p., 2020. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em: 19 ago. 2022.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).