El discurso y la narrativa discriminatoria de Jair Bolsonaro: un análisis de sus publicaciones en Twitter con foco en la homofobia

Autores/as

  • Edson Fernando D'Almonte Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • George de Araújo e Silva UFBA

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v18i1.60045

Palabras clave:

homofobia, Jair Bolsonaro, Twitter, El discurso del odio, Pánico moral

Resumen

Creada en 2006 como un servicio de microblogging, Twitter fue considerada en 2021 la 16ª red social más popular del mundo, según el número de usuarios activos mensuales y, con el tiempo, se ha convertido en una de las principales plataformas de discusión política. Tomando como referencia el análisis de contenido y discurso, el objetivo de este artículo es analizar la construcción del discurso conservador de la extrema derecha en relación al tema de la homosexualidad, considerando las posiciones de Jair Bolsonaro en Twitter durante los años electorales (2018 y 2022) y su gobierno (2019-2022). A partir del análisis de los tuits, fue posible comprender un poco las transversalidades y complejidades de la construcción de un discurso discriminatorio y de odio que buscaba provocar pánico moral en la sociedad brasileña, como estratégia, para aumentar su participación en las redes sociales y su efectividad en las campañas electorales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edson Fernando D'Almonte, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Comunicação. Professor do Depto de Comunicação Social da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT/DSI).

George de Araújo e Silva, UFBA

Mestrando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia.

Citas

ALBUQUERQUE, Afonso de; SANTOS JR, Marcelo Alves dos. (2023). Bolsonaro’s hate network: From the fringes to the presidency. In C. Strippel, S. Paasch-Colberg, M. Emmer, & J. Trebbe (Eds.), Challenges and perspectives of hate speech research (pp. 27–42). Digital Communication Research. https://doi.org/10.48541/dcr.v12.2

ANTRA. Dossiê 2022. Disponível em: https://antrabrasil.org/assassinatos/. Acesso em: 18 ago. 2023.

AS SUPER LISTAS. Os 100 brasileiros mais seguidos do Twitter. Disponível em: https://assuperlistas.com/2023/07/14/os-100-brasileiros-mais-seguidos-do-twitter/. Acesso em: 08 de ago. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARIFOUSE, Rafael. STF aprova a criminalização da homofobia. BBC News Brasil. 13 jun. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47206924. Acesso em 28 nov. 2023.

BARROS, A. T. de; LEMOS, C. R. F. Política, pânico moral e mídia: controvérsias sobre os embargos infringentes do escândalo do Mensalão. Opinião Pública, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 291–327, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8653387. Acesso em: 3 dez. 2023.

BAUGUT, P.; NEUMANN, K. How Right-Wing Extremists Use and Perceive News Media. Journalism & Mass Communication Quarterly, 96(3), 696–720, 2019. https://doi.org/10.1177/1077699018803080

BORGES, Zulmira Newlands; BORGES, Rafaela Oliveira. Pânico moral e ideologia de gênero articulados na supressão de diretrizes sobre questões de gênero e sexualidade nas escolas. Revista brasileira de educação. 23, 2018. https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230039

BRAMBILA, Bárbara, FERNEDADA, Gabriel. CNN. Jair Bolsonaro foi o político com maior engajamento nas redes sociais em 2022. São Paulo. 05 jan. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/jair-bolsonaro-foi-o-politico-com-maior-engajamento-nas-redes-sociais-em-2022/. Acesso em: 08 de ago. 2023.

BRAUN, Daniela. Brasil tem a quarta maior base de usuários do Twitter no mundo. Valor. São Paulo. 25 abr. 2022. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/mercados/internacional-e-commodities/noticia/2022/04/25/brasil-tem-a-quarta-maior-base-de-usuarios-do-twitter-no-mundo.ghtml. Acesso em: 01 ago. 2023.

CARTA CAPITAL. Bolsonaro em 25 frases polêmicas. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/bolsonaro-em-25-frases-polemicas/. Acesso em: 28 nov. 2023.

CERIONI, Clara. Menino veste azul e menina veste rosa, diz Damares em vídeo. Exame. 3 jan. 2019. Disponível em: https://exame.com/brasil/menino-veste-azul-e-menina-veste-rosa-diz-damares-em-video/. Acesso em: 29 nov. 2023.

COHEN, Stanley. Folk Devils and Moral Panics. London: Routledge, 2004 [1972].

COHN, G. O FASCISMO LATENTE. Lua Nova: Revista De Cultura E Política, (116), 37–52, 2022. https://doi.org/10.1590/0102-037052/116

CONGRESSO EM FOCO. TSE diz que “kit gay” não existiu e proíbe Bolsonaro de disseminar notícia falsa. 16 out. 2018. Disponível em: https://congressoemfoco.uol.com.br/area/pais/tse-diz-que-kit-gay-nao-existiu-e-proibe-bolsonaro-de-disseminar-noticia-falsa. Acesso em: 18 ago. 2023.

DALMONTE, Edson; DIBAI, Priscilla. A direita radical 'bolsonarista': da aporofobia à defesa da memória de regimes de exceção. IdeAs. 14. 10.4000/ideas.6895, 2019.

DINO. Brasil está entre os 3 países que mais usa redes sociais. Terra. 18 nov. 2021. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil-esta-entre-os-3-paises-que-mais-usa-redes-sociais,827f516d40d156264a546242fd4cf983ccm7jzm2.html. Acesso em: 06 jul. 2023.

GALLEGO, E. S. Eu voto no Bolsonaro porque ele vai mudar o Brasil: escutando os eleitores de Bolsonaro. In: AVRITZER, L. et al. Pensando a democracia, a república e o estado de direito no Brasil. Belo Horizonte: Projeto República, 2019. p.119-130.

GARLAND, D. Sobre o conceito de pânico moral: On the concept of moral panic. Delictae - Revista De Estudos Interdisciplinares Sobre O Delito, 4(6), 36–78, 2019. https://doi.org/10.24861/2526-5180.v4i6.90

GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo. Fake news, moral panic, and polarization in Brazil: A critical discursive approach. Linguistic Frontiers. 5. 51-60. 10.2478/lf-2022-0013, 2022.

GRECCO, G. De Lima. Fascismo além das fronteiras europeias? Ação Integralista Brasileira e o fascismo no Brasil. Locus: Revista de História, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 202–222, 2023. DOI: 10.34019/2594-8296.2022.v28.37336. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/37336. Acesso em: 5 dez. 2023.

GREGOLIN, M. do R. V. A Análise do Discurso: Conceitos e Aplicações. Alfa: Revista de Linguística, Araraquara, v. 39, p.13-21, dez. 1995. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/ viewFile/3967/3642>.

GUAZINA, Liziane. Populismos de direita e autoritarismos: apontamentos teóricos para estudos sobre a comunicação populista. Mediapolis, v. 12, p. 49-65, 2021. Disponível: http://https://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/article/view/8388/7172.

ISTO É DINHEIRO. Twitter: 64% dos novos seguidores de bolsonaristas são robôs, aponta plataforma de vigilância. 29 abr. 2022. Disponivel em: https://istoedinheiro.com.br/twitter-64-dos-novos-seguidores-de-bolsonaristas-sao-robos-aponta-plataforma-de-vigilancia/. Acesso em: 18 ago. 2023.

JUNGHERR, A.; SCHROEDER, R.; STIER, S. (2019). Digital Media and the Surge of Political Outsiders: Explaining the Success of Political Challengers in the United States, Germany, and China. Social Media + Society, 5(3). https://doi.org/10.1177/2056305119875439

JUNQUEIRA, Rogério D. “Ideologia de gênero”: a gênese de uma categoria política reacionária – ou: a promoção dos direitos humanos se tornou uma “ameaça à família natural”? In: Ribeiro, Paula R. C.; Magalhães, Joana lira C. (orgs.). Debates contemporâneos sobre educação para a sexualidade. Ed. da FURG, 2017, pp.25-52

LAGO, L.; MASSARO, H.; CRUZ, F. B. Bots ou não?: Um estudo preliminar sobre o perfil dos seguidores dos pré-candidatos à Presidência da República no Twitter. InternetLab, [s.l.], 2018. Disponível em: http://www.internetlab.org.br/wp-content/uploads/2018/07/Relat%C3%B3rio-Bots-ou-n%C3%A3o.pdf. Acesso em: 17 ago. 2023.

MASSARO, Heloisa; LAGO, Lucas; BRITO CRUZ, Francisco. Bot ou não: quem segue os candidatos a presidente?. InternetLab, 03 jul. 2018. Disponível em: https://internetlab.org.br/pt/noticias/bot-ou-nao-quem-segue-os-candidatos-presidente/. Acesso em: 18 ago. 2023.

MATOS, Caio. Os homossexuais na visão de Bolsonaro. Congresso em Foco. 25 set. 2022. Disponível em: https://congressoemfoco.uol.com.br/area/governo/os-homossexuais-na-visao-de-bolsonaro/. Acesso em: 10 ago 2023.

MAXWELL E. McCOMBS, DONALD L. SHAW, THE AGENDA-SETTING FUNCTION OF MASS MEDIA, Public Opinion Quarterly, Volume 36, Issue 2, SUMMER 1972, Pages 176–187, https://doi.org/10.1086/267990

MISKOLCI, R. Pânicos morais e controle social – reflexões sobre o casamento gay. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 28, p. 101–128, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644798. Acesso em: 3 dez. 2023.

MISKOLCI, R.; BALIEIRO, F. de F. The Moralization of Politics in Brazil. International Sociology, 38(4), 480-496, 2023. https://doi.org/10.1177/02685809231180879

NASCIMENTO, L. et al. (2018). “Não falo o que o povo quer, sou o que o povo quer”: 30 anos (1987-2017) de pautas políticas de Jair Bolsonaro nos jornais brasileiros. Plural, 25(1), 135-171. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2018.149019

PODER 360. Bolsonaro é o 4º líder mundial com mais seguidores nas redes sociais. Disponível em: https://www.poder360.com.br/midia/bolsonaro-e-o-4a-lider-mundial-com-mais-seguidores-nas-redes-sociais/. Acesso em: 08 ago. 2023.

SACRAMENTO, Igor; SANTOS, Allan. A revisão da noção de pânico moral nos Estudos Culturais: hegemonia, cultura midiática e representação. Parágrafo, 2020.

SCHROEDER, R. (2018). Rethinking digital media and political change. Convergence, 24(2), 168–183. https://doi.org/10.1177/1354856516660666

SCHUQUEL, Thayná. Primeira MP de Bolsonaro exclui LGBTs de políticas de Direitos Humanos. Metrópoles. 2 jan. 2019. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/politica-brasil/primeira-mp-de-bolsonaro-exclui-lgbts-de-politicas-de-direitos-humanos. Acesso em: 29 nov. 2023

SILVEIRA, Emerson José Sena da. Guerra Cultural Católica: política, espaços públicos e lideranças eclesiásticas. In: SILVEIRA, Emerson Sena da; MORAES JÚNIOR, Manuel Ribeiro de. Religião, “Política e Espaço Público no Brasil: Discussões Teóricas e investigações empíricas”. Fonte Editorial, 2015.

STATISTA. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/1307192/internet-users-brazil/. Acesso em: 23 nov. 2023.

STF. Brasília, 13 de junho de 2019. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=414010. Acesso em 28 nov. 2023.

TSE. Brasília, 29 de agosto de 2022. Disponível em: https://consultaunificadapje.tse.jus.br/consulta-publica-unificada/documento?extensaoArquivo=text/html&path=tse/2022/8/29/22/13/30/8508bd75a354962b347a8a5c68efec2fabd0c5faa1d601351ca08548c8c9cb45. Acesso em: 18 ago. 2023.

URMAN, A.; KATZ, S. (2020). What they do in the shadows: examining the far-right networks on Telegram, Information, Communication & Society, DOI: 10.1080/1369118X.2020.1803946

VALENTE, Jonas. Brasil tem 134 milhões de usuários de internet, aponta pesquisa. Agência Brasil. Brasília. 26 mai. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/brasil-tem-134-milhoes-de-usuarios-de-internet-aponta-pesquisa. Acesso em: 06 jul. 2023.

VILELA, Pedro Rafael. Bolsonaro critica decisão do STF de criminalizar homofobia. Agência Brasil. Brasília. 14 jun. 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2019-06/bolsonaro-critica-decisao-do-stf-de-criminalizar-homofobia. Acesso em: 28 nov. 2023.

WALSH, J. P. Social media and moral panics: Assessing the effects of technological change on societal reaction. International Journal of Cultural Studies, 23(6), 840-859, 2020. https://doi.org/10.1177/1367877920912257.

##submission.downloads##

Publicado

2024-01-08

Cómo citar

D’Almonte, E. F., & de Araújo e Silva, G. (2024). El discurso y la narrativa discriminatoria de Jair Bolsonaro: un análisis de sus publicaciones en Twitter con foco en la homofobia. Mídia E Cotidiano, 18(1), 96-117. https://doi.org/10.22409/rmc.v18i1.60045