Halbwachs no Hollodeck: Jogos Eletrônicos e Memória Coletiva

Autores/as

  • Helyom Viana Telles Universidade Estácio de Sá UNEB

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9794

Palabras clave:

Memória coletiva, jogos eletrônicos, multimodalidade

Resumen

Este trabalho discute alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo era investigar se experiência lúdica dos jogos eletrônicos pode atuar como um suporte para memória coletiva e para produção e no compartilhamento de representações, de imagens e de um imaginário sobre o passado. Trata-se também de uma discussão sobre memória coletiva, multimodalidade e jogos eletrônicos, centrada na análise do jogo Assassin’s Creed II.  Os dados foram coletados com o recurso à um micro etnografia do game play. Ao longo do texto, demonstro como estudos sobre jogos como Call of DutyMedal of Honor sugerem que alguns videogames podem assumir inúmeras funções mnemônicas como como simulação, celebração,  narrativa, produção de monumentos, vivência do luto,  rememoração e  patrimonialização. Os recursos multimodais presentes em jogos eletrônicos como Assassin’s Creed II podem ampliar as possibilidades de compartilhamento da memória coletiva.

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Biografía del autor/a

Helyom Viana Telles, Universidade Estácio de Sá UNEB

Pós-Doutorado em Educação pela Uneb (2015). Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (1997), Bacharelado em História pela Universidade Federal da Bahia (2000), Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2004). É Especialista em Avaliação Educacional pela Universidade do Estado da Bahia (2003), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2009). Foi Criador e Coordenador do NAHV - Núcleo de Antropologia da Imagem e História Visual (FTC). É Pesquisador do Grupo Comunidades Virtuais (PPGEduC-UNEB). É Pesquisador filiado às seguintes organizações: American Anthropological Association, American Historical Association, Asociación Antropólogos Iberoamericanos En Red, Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH) e Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia ( SBTHH).

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Publicado

2016-12-23

Cómo citar

Telles, H. V. (2016). Halbwachs no Hollodeck: Jogos Eletrônicos e Memória Coletiva. Medios Y Cotidiano, 10(10), 29-62. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9794

Número

Sección

Artigos Seção Temática