TERRORISMO MIDIÁTICO: disseminação do medo em programa televiso francês
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i1.9817Palabras clave:
Risco. Medo. Sensacionalismo. Terrorismo. FrançaResumen
O estudo apresenta um programa de televisão exibido pelo canal francês France2 que revive, um ano depois, todos os detalhes dos ataques terroristas que marcaram o dia 13 novembro de 2015, em Paris, quando 130 pessoas foram mortas e outras 350 se feriram enquanto se divertiam em bares, restaurantes e em uma casa de shows, no que seria uma noite normal de sexta-feira. O objetivo é discutir a opção da produção em relatar a tragédia com uso de elementos estéticos típicos de filmes de ação e suspense. A construção de uma narrativa que além de chocar imageticamente, revela erros, falhas e despreparo das instituições no socorro às vítimas, na atuação das forças de elite e na segurança do país. O artigo pretende argumentar se o papel da veiculação midiática da verdade com linguagem sensacionalista contribui para disseminação do medo, da insegurança e da xenofobia coletivos na sociedade contemporânea.
Descargas
Citas
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. Tradução de Sebastião Nascimento. Editora 34: São Paulo, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução de Plínio Dentzien: Rio de Janeiro, Zahar, 2001.
COUVELAIRE, Louise. Les Attentats de janvier 2015 on fait plus de 200 victimes. Disponível em: <http://www.lemonde.fr/societe/article/2017/01/09/le-dernier-bilan-des-attentats-de-janvier-2015_5059581_3224.html>. Acesso em 10 de janeiro de 2017.
GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Editora Record, 2003.
MATHEUS, Letícia. C. Narrativas do medo: o jornalismo de sensações além do sensacionalismo: Rio de Janeiro: Mauad X, 2011.
MENDONÇA, Kleber. A punição pela audiência: um estudo do Linha Direta. Quartet Editora & Comunicação Ltda: Rio de Janeiro, 2002.
NEVES, Teresa C. Comédias de uma vida arriscada: risco e riso na crônica contemporânea brasileira. 2014. 218 f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. 2014.
SOUZA, Fabíola. Testemunhas do terror: o ataque a Paris segundo os brasileiros In: INTERCOM, XXXIX, 2016, São Paulo. Anais... Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-0100-1.pdf>. Acesso em 05 de dezembro de 2016.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).