O Gesto monumento, a essência do fazer político.
DOI :
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.13264Mots-clés :
Gesto, Sobrevivência, Imaginário.Résumé
O gesto como um ato político, como uma expressão sem autor, algo que está aquém da necessidade de comunicar objetivamente por ser pura intenção, sem formulação. O gesto como expressão da sobrevivência de vontades para além da história quando se espelham numa forma de cinema de guerrilha nos filmes estudantis de Maio de 68 e do cinema amador no Ocupe Estelita. O gesto como acontecimento monumental da indignação diante do mundo.
Téléchargements
Références
AGAMBEN, Giorgio. O Autor como Gesto. In: Profanações. São Paulo: Boitempo. 2007.
________________. Para uma ontologia e uma política do gesto. In: Flanagens.21/03/2018-http://flanagens.blogspot.com.br/2018/03/para-uma-ontologia-e-uma-politica-do.html?m=1
_________________ . Notas sobre o Gesto. In: Artefilosofia, Ouro Preto, n.4, p.09-14. Jan. 2008.
DELEUZE, Gilles e GUATARRI, Felix. O que é Filosofia? São Paulo: Ed. 34. 1992.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente – História da arte e tempos dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro : Contraponto. 2013.
DURAND, Gilbet, As Estruturas Antropológicas do Imaginário: introdução à arqueologia geral. São Paulo: Martins Fontes. 1997.
DURAND, Gilbert. A Imaginação Simbólica. São Paulo: Cultrix. 1988.
JUNG, Carl Gustav. La Psicologia de la Transferencia. Buenos Aires: Paidos.1993.
LEFORT, Claude; MORIN, Edgar & CASTORIADIS, Cornelius. A Brecha. São Paulo: Autonomia Literária. 2018).
PIAGET, Jean. A Epistemologia Genética. São Paulo: Editora Abril. 1983.
MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Riode Janeiro: Contraponto. 2013.
No Intenso Agora. João Moreira Salles. Brasil. 2017. Documentário. 2h17m.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).