TELA PLURAL? CULTURA NA TELEVISÃO BRASILEIRA

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DOI :

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.27109

Mots-clés :

televisão, cultura, programação, emissoras comerciais, emissoras públicas.

Résumé

Resumo

 O presente artigo tem como pressuposto que os conteúdos produzidos e veiculados pela televisão aberta refletem o modelo de comunicação implantado no País. De fato, um olhar sobre as grades de programação das emissoras públicas e privadas mostra que as estratégias para atingir a audiência obedecem a objetivos e interesses distintos. Com base em pesquisa bibliográfica, tomada como recurso metodológico, o artigo demonstra que a programação presente nas telas da TV brasileira mostra padrão cultural diferenciado, congruente com a modalidade de serviço de radiodifusão considerado: cultura de massas nas telas das TVs comerciais e cultura de “elite” e popular nas telas das TVs públicas. Também identifica, não apenas distinções gerais entre programas “culturais” e “comerciais”, mas a presença de uma noção cultural “estabelecida” igualmente importante em cada tipo de programação.

Palavras chave: televisão, cultura, programação, emissoras comerciais, emissoras públicas.

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Ana Luiza fleck Saibro, Faculdade Cásper Líbero

Jornalista, Mestranda em Comunicação na Faculdade Cásper Líbero

Ana Luiza Coiro-Moraes, Faculdade Cásper Líbero Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Professota do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade Cásper Líbero

 

Références

Referências

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Publié-e

2018-12-31

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Saibro, A. L. fleck, & Coiro-Moraes, A. L. (2018). TELA PLURAL? CULTURA NA TELEVISÃO BRASILEIRA. Mídia E Cotidiano, 12(3), 206-222. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.27109